HISTÓRICO: Com a presença do governador do estado, UNEB empossa diretoras e diretores de departamento para mandato 2024-2026

Cerimônia empossou diretoras e diretores de departamento que foram eleitos e reeleitos em dezembro de 2023

Em dia histórico para a democracia da UNEB, a reunião extraordinária do Conselho Universitário (Consu) empossou diretoras e diretores de departamento eleitos e reeleitos para o biênio 2024-2026, na noite da última quinta-feira (22), no Teatro da instituição, no Campus I, em Salvador.

Governador Jerônimo parabenizou os gestores departamentais empossados

A solenidade contou com a presença do governador do estado Jerônimo Rodrigues que, ao lado da presidente da mesa e reitora da universidade, Adriana Marmori, concedeu a certificação de posse aos novos gestores de departamento.

“Parabenizo os diretores empossados e quero destacar que cada um de vocês fazem chegar em cada canto que a UNEB tem um campus, o ensino, a pesquisa e a extensão. E minha presença aqui reafirma o compromisso com o financiamento do ensino de qualidade”, afirmou o chefe do executivo estadual.

Reitora Adriana ressaltou o papel social que os diretores de departamento exercem

Reitora Adriana Marmori destacou o compromisso e responsabilidade social que os diretores de departamento têm como umas das representações da universidade. “O diretor de departamento é a liderança local, que assume o compromisso com a comunidade acadêmica e com a cidade de fazer valer o que é a universidade pública tem. É a pessoa que lidera, coordena e organiza a comunidade local para fazer ensino, pesquisa e extensão. A multicampia permite essa capilaridade, promovendo a interiorização do ensino superior”, ressaltou.

Adélia destacou a importâcia da UNEB para o fortalecimento da educação no estado

A mesa solene da cerimônia também teve a presença da secretária estadual da Educação (SEC), Adélia Pinheiro, vice-reitora, Dayse Lago, o representante do Conselho Estadual da Educação (CEE-BA), Luiz Paulo Neiva, e representantes dos segmentos da comunidade acadêmica.

“Nos seus 40 anos, a UNEB se faz forte, presente, em todo o interior do estado da Bahia e também na capital, fortalecendo as políticas de educação, o acesso ao ensino superior e a produção do conhecimento, reunindo, portanto, a condição e a força de quem contribui para o desenvolvimento da Bahia”, salientou Adélia Pinheiro.

Dayse celebrou a posse dos novos diretores de departamento eleitos e reeleitos

Dayse Lago celebrou com entusiamo a posse dos novos diretores de departamento. “Um momento de celebração e felicidade para nossa instituição. Depois de intensos dias de planejamentos e discussões sobre a universidade com os novos gestores departamentais. A expectativa é que continuemos nos reunindo e pensando na universidade e que este conselho universitário possa ter grandes decisões ao longo de 2024 para a instituição”, frisou.

29 diretoras e diretores de departamento foram empossados

Com braço direito estendido, 29 diretoras e diretores de departamento da UNEB – de um total de 31 – fizeram parte do juramento de posse no cargo, lido pela também empossada Maria de Fátima Bastos, eleita diretora do departamento do Campus XXIII (Seabra).

Em discurso, Vinicius defendeu uma UNEB que garanta ampliação de futuros para baianos

Devido a diferenças nas datas de encerramento, dois gestores não tomaram posse por conta do seus mandatos ainda encontrar-se vigentes.

Com mandato de dois anos, os gestores foram eleitos ou reeleitos pelo voto da comunidade acadêmica dos respectivos departamentos, em eleição direta realizada em dezembro do ano passado.

Representando os colegas empossados, Vinicius Santos, diretor do Departamento de Educação (DEDC) do Campus VIII, em Paulo Afonso, celebrou o processo democrático de posse dos novos diretores de departamento.

Érica desejou sucesso e serenidade aos novos gestores departamentais empossados

“É um momento de festa, mas também de celebração da democracia da universidade. Precisamos apontar o futuro para a UNEB, que esteja calçado no pensar ao próximo, na formação dos baianos e pensar nessa política já madura e instalada na nossa instituição que pode ampliar e prototipar sonhos, futuros, desejos e consolidar aquilo esperamos de um estado que garanta a educação de qualidade”, disse o gestor.

Em nome dos diretores que estavam finalizando o mandato, Érica Macedo, que comandou o departamento do Campus II (Alagoinhas), agradeceu os seus colegas e desejou sucesso aos novos gestores empossados. “Desejo aos colegas que encerram comigo a gestão departamental sucesso em seus novas caminhadas. Aos novos gestores, almejo votos de serenidade, equilíbrio, bom senso nas tomadas de decisões e que possamos sempre defender a educação pública, gratuita e inclusiva para a nossa nação”, afirmou.

Veja a lista de diretoras e diretores eleitos(as) e reeleitos(as) para o biênio 2024-2026

Texto: Danilo Cordeiro/Ascom. Fotos: Danilo Oliveira/Ascom