Em sua última reunião ordinária neste ano, o Conselho Universitário (Consu) da UNEB aprovou, por unanimidade, a criação e o regimento interno do primeiro Restaurante Universitário (RU) da instituição, pauta histórica do movimento estudantil.
O equipamento, instalado em prédio construído adequadamente para sua finalidade no Campus I, em Salvador, será inaugurado na próxima terça-feira (21).
“Esse projeto do RU, que contou com o relevante trabalho de uma equipe de nutricionistas da própria universidade, é um avanço significativo na garantia da segurança alimentar e da permanência dos nossos estudantes”, destacou o reitor José Bites, presidente do Consu.
A sessão foi realizada hoje (16), remotamente, por meio do aplicativo Microsoft Teams e transmissão ao vivo pelo canal da TV UNEB no YouTube, com participação de 38 conselheiros.
Outro processo aprovado que marcará a história da universidade é a Política de Acessibilidade e Inclusão da instituição, destinada a pessoas com deficiência, transtorno global do desenvolvimento, transtorno do espectro autista, altas habilidades e outras necessidades específicas temporárias e permanentes de caráter acadêmico e laboral.
Os conselheiros aprovaram também por unanimidade a criação do Programa de Apoio às Coordenações e Secretarias de Colegiado de Cursos da Graduação e da Pós-Graduação Stricto Sensu (Proacs), que atenderá antiga demanda de servidores docentes e técnicos administrativos que exercem esses cargos em todos os campi da UNEB.
Emoção e agradecimentos
No turno inicial da sessão do Consu, foram aprovadas as 19 resoluções ad referendum constantes da pauta da reunião.
Entre as resoluções, estão a criação e regulamentação do Programa de Bolsa de Pesquisa (Progpesq), para estudantes de pós-graduação stricto sensu da universidade, e do Programa Saúde na UNEB (Prosaúde).
Essa reunião do Conselho Universitário foi a última também do reitorado do professor José Bites, que se encerra este mês, após oito anos de dois mandatos eletivos consecutivos.
Conselheiros parabenizaram o reitor pela homenagem que recebeu da Assembleia Legislativa da Bahia, em solenidade ocorrida ontem (15) na sede do Legislativo baiano.
Ao final do encontro, o professor Bites, visivelmente emocionado, agradeceu a todos de sua equipe de gestão, aos conselheiros do Consu, aos diretores de departamento e à comunidade acadêmica da UNEB.
“Trabalhei todos os dias, junto com vocês, para entregar uma universidade melhor”, disse o reitor, desejando ainda pleno êxito à próxima gestão da universidade, representada pelas professoras Adriana Marmori e Dayse Lago, reitora e vice-reitora eleitas, que assumem os cargos em janeiro.
Também no encerramento da sessão, o Conselho encaminhou moção de aplausos e congratulações à Associação dos Docentes (Aduneb) da universidade, pelos “40 anos de lutas da entidade sindical”.
Fotos (prints): Toni Vasconcelos/Ascom.