A UNEB realizou hoje (13) as provas do concurso público para técnicos e analistas universitários da instituição, atendendo demanda histórica da comunidade acadêmica e da sociedade.
O certame aconteceu nos dois turnos: matutino (para técnicos, requer ensino médio) e vespertino (para analistas, exige ensino superior).
Segundo a comissão de acompanhamento do concurso, 3.576 candidatos fizeram as provas nos dois turnos. A abstenção ficou em 38,78% do total de inscritos.
A reitora da UNEB, Adriana Marmori, esteve no Colégio Estadual Luís Viana Filho, no bairro de Brotas, para acompanhar a realização das provas.
“Esse concurso é uma demanda histórica apontada pelos técnicos administrativos da nossa universidade e por toda a comunidade acadêmica. Reitero a importância do apoio do governo do estado na luta para ampliarmos nosso quadro de servidores e servidoras. Hoje, após quase 15 anos, o concurso é uma realidade. Ainda em 2024 teremos um quadro de servidores e servidoras renovado, já ocupando seus postos de trabalho”, celebrou a reitora.
A pró-reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (PGDP), Rosângela Matos, e a presidente da comissão do concurso, Anhamoná Brito, estiveram com a reitora durante a visita.
“Hoje é um grande dia para a UNEB. Esse concurso vem para recomposição do nosso quadro técnico administrativo, em atendimento a uma enorme demanda da comunidade acadêmica e da sociedade. Desejo êxito e qualificação nessa nova etapa da nossa universidade”, ressaltou Rosângela Matos.
Anhamoná Brito destacou que “estamos realizando esse concurso de maneira célere, mas também responsável, de modo a garantir que as necessidades da universidade, nos 32 departamentos, sejam acolhidas, consolidando ainda mais a qualidade do serviço público prestado ao povo baiano”.
As provas aconteceram em quatro locais, em Salvador, e contou com a atuação de uma ampla equipe de colaboradores.
De acordo com a comissão, 130 candidatos fizeram pedidos de condições especiais para realização das provas – como salas de fácil acesso, ledores, transcritores, intérpretes de libras, apoio a candidatas lactantes, entre outras –, garantindo a qualidade inclusiva do certame.
As provas correram em clima de tranquilidade e organização, sem maiores incidentes nos dois turnos de aplicação. “Tivemos apenas um caso de candidato atrasado que não conseguiu ingressar. A comissão de acompanhamento manteve plantão no campus da UNEB (bairro do Cabula) durante todo o dia, de maneira a contribuir com o saneamento de eventual necessidade”, contou a presidente da comissão.
Também membro da comissão de acompanhamento, Fernando Carvalho destacou o trabalho democrático desempenhado pela comissão e pela Reitoria da UNEB: “Houve um amplo movimento de escuta, para que todos os departamentos da universidade pudessem apresentar suas demandas e ter suas necessidades representadas no edital do concurso”.
O concurso está ofertando 34 vagas para técnicos universitários (nível médio) e 34 para analistas universitários (nível superior), para suprir postos de trabalho em todos os departamentos/campi da UNEB na capital e interior do estado e também na administração central da instituição.
Além dessas vagas de convocação imediata, o concurso vai constituir um cadastro reserva de candidatos classificados e não convocados, os quais poderão ser convocados a qualquer momento, assim que houver a aprovação de novas vagas.
Os gabaritos das provas serão liberados nesta segunda-feira (14) e o resultado final do certame será divulgado em 14 de novembro.
Texto: Wânia Dias/Ascom. Fotos: Jean Gomes/Ascom e divulgação.