HISTÓRICO! Nove anos após último concurso geral docente, UNEB homologa resultado final da seleção de 134 novos professores

Processo seletivo contou com grande mobilização institucional: 700 profissionais desenvolveram atividades em 22 cidades baianas

No período em que celebra o seu aniversário dos 39 anos de institucionalização e na véspera do marco da Independência da Bahia, a UNEB conclui hoje (1º) o atendimento de uma demanda institucional histórica e que figura entre as mais debatidas e almejadas pela comunidade acadêmica e pela gestão universitária.

Após nove anos do último concurso geral docente, a universidade acaba de divulgar a homologação do resultado final do processo seletivo de 134 professores, visando a recomposição do quadro efetivo da universidade, na capital e no interior do estado.

Para a conclusão do trabalho, que contemplou a multicampia da UNEB, foi necessário o empenho de centenas de profissionais, em 22 cidades baianas, inclusive, no período dos tradicionais festejos juninos.

Adriana Marmori: “Esse concurso é o resultado de uma luta histórica de toda a UNEB”

“Esse concurso é o resultado de uma luta histórica de toda a UNEB, tanto pela ampliação do quadro docente, quanto pelo modelo inclusivo estabelecido com a reserva de vagas para pessoas negras e pardas e com deficiência. Fico muito feliz em conseguirmos concretizá-lo em nossa gestão e em cumprir um dos nossos compromissos. O certame contou com o trabalho, a dedicação e a seriedade de  gestores e gestoras membros de comissões, bancas e apoiadores e apoiadoras durante o curto período, os quais particularmente parabenizo e agradeço pelo profissionalismo de todos. Seguimos trabalhando para que as convocações dos aprovados e das aprovadas ocorram já para o semestre 2022.2”, comemora a reitora da universidade Adriana Marmori, já sinalizando que o próximo concurso será para servidores técnico-administrativos.

A gestora ressalta que desde janeiro, início desta gestão, foram realizadas inúmeras reuniões com o Governo do Estado para a garantia do processo seletivo ainda neste ano, o que culminou na demanda coletiva apresentada pelo Fórum de Reitores das Universidades Estaduais Baianas.

Dayse Lago: materialização de compromissos e fortalecimento institucional na capital e no interior

Vice-reitora da instituição, Dayse Lago reforça os agradecimentos à comunidade acadêmica e lembra que esse é um dos mais importantes compromissos assumidos pela Administração Central com a comunidade unebiana.

“Estamos cumprindo com o que nos comprometemos. A UNEB segue fortalecendo-se para fazer valer os seus objetivos institucionais de formação integral do cidadão e o desenvolvimento das potencialidades econômicas, tecnológicas, sociais, culturais, artísticas e literárias do povo baiano. O fortalecimento e a qualificação do nosso quadro docente são fundamentais para esses desafios”, salientou a vice-reitora.

Iniciado no dia 23 de abril, com a publicação do Edital de Seleção, o Concurso Docente 2022 da UNEB contou com múltiplas etapas, que foram devidamente acompanhadas por uma comissão especial (CECPD), devidamente constituída e publicada na edição do dia 23 de abril do Diário Oficial do Estado da Bahia (DOE-BA).

Para a conclusão deste momento de seleção, que encerra-se na homologação do resultado final, foram necessárias a definição das bancas examinadoras, a realização de prova escrita, aula pública, apresentação do memorial, análise de títulos e dos procedimentos de heteroidentificação, para os candidatos optantes pelo Sistema de Cotas, no período aproximado de dois meses.

Reconhecimento de direitos e transparência

Este é o primeiro Concurso Público Docente da UNEB realizado desde a consolidação do Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa do Estado da Bahia (Lei Nº 13.182/2014).

Marcelo Pinto: a reserva de vagas em cotas é “uma conquista histórica, fruto de muita luta”

O pró-reitor de Ações Afirmativas (Proaf) da universidade, Marcelo Pinto, ressalta que esta foi a primeira experiência institucional com a efetivação do sistema de cotas para o provimento de cargos efetivos da universidade.

Para que essas garantias fossem possíveis, o Conselho Universitário, instância máxima deliberativa da UNEB, em reunião no dia 3 de maio, aprovou a Resolução Nº 1.511/2022. Publicado um dia após o encontro, o documento garante a reserva de 30% do total das vagas e cadastro de reserva para pessoas negras (pretas ou pardas) e de 5% para pessoas com deficiência.

“Nunca podemos esquecer que a reserva de vagas em cotas, neste caso para pessoas pretas ou pardas e com deficiência, é uma conquista histórica, fruto de muita luta, e que precisa ser referendada. Todas as dificuldades que surgem para a efetivação desses direitos se tornam pequenas face à grande importância dessa ação afirmativa”, destaca o pró-reitor Marcelo Pinto (Proaf).

Ele afirma que a Gestão Universitária trabalhou para a implantação de uma nova metodologia, para a publicação de normativas que garantam a lisura do processo, para a montagem das comissões de heteroidentificação, que avaliaram um quantitativo significativo de pessoas.

Para a professora Marta Enéas, presidente e representante da Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PGDP) na Comissão Especial de Concurso Público Docente (CECPD), a realização do processo seletivo foi muito desafiadora. Ela afirma que muitos setores foram demandados, ainda que em período de festas juninas, para que fossem possíveis as homologações das etapas.

Marta Enéas: concurso trouxe desafios, aprendizados e o sentimento de tarefa cumprida

“Foi muito importante a decisão de realizar o concurso de forma descentralizada. Isso permitiu o compartilhamento de ações com todos os departamentos e envolveu, aproximadamente, 700 pessoas. Depois de vivenciar todos os desafios e aprendizados nesse processo, o sentimento é de tarefa cumprida e de que contribuímos para o fortalecimento do quadro docente da nossa instituição”, salienta a líder da comissão.

Ela ainda registra que as equipes da PGDP, das comissões central e especial e do Centro de Processos Seletivos (CPS) reconhecem e agradecem pelo empenho e pelo comprometimento de todos os envolvidos.

Mobilização institucional

Dado o número de aposentadorias, afastamentos e desligamentos de servidores nos últimos anos, o Concurso Docente 2022 da UNEB foi encarado como um grande e essencial desafio pela Gestão Universitária.

Gabriela Pimentel: compromisso com uma política democrática e transparente da carreira docente

“A seleção de novos docentes representa avanço significativo para a garantia do desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, por meio da incorporação de novos profissionais docentes em nossa universidade”, avalia a pró-reitora de Ensino de Graduação (Prograd), Gabriela Pimentel.

“Esse é um avanço institucional com um ganho expressivo para a produção de conhecimento, capilaridade das atividades na multicampia e qualidade social da educação baiana”, ressalta a gestora, sinalizando que a realização do concurso ratifica o compromisso da atual gestão da UNEB com uma política democrática e transparente da carreira docente.

Ciente da importância dessa demanda, a Administração Central investiu fortemente em ações de logística, na estruturação do processo e na organização de transporte, hospedagem e alimentação dos profissionais que atuaram no concurso, como explica o pró-reitor de Administração (Proad) da instituição, João Rocha:

João Rocha: trabalho de planejamento, organização e logística com 22 cidades baianas

Foi um trabalho inédito na universidade, fazer um concurso desse tamanho, com a logística que nós tivemos. Este foi um concurso descentralizado, então, tivemos que empreender esforços para vários departamentos da universidade. Trabalhamos com 22 cidades diferentes. Acreditamos que tivemos êxito neste trabalho e colocamos a universidade em evidência, mais uma vez, mostrando a sua expertise no desenvolvimento dessas atividades”.

Após a homologação do resultado final, a UNEB vai convocar os candidatos aprovados, dentro do número de vagas previstas e dispostas no Edital de Seleção, por meio de portarias de nomeação, de acordo com a área/componente curricular, observando rigorosamente a ordem de classificação final.

Texto: Danilo Oliveira/Ascom
Imagem (destaque): Arte de Adriano Reis/Ascom