A UNEB, por meio do Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus V, em Santo Antônio de Jesus, realizará nesta quinta-feira (21), a III Ocupação Arribar o Céu: arte negra e indígena para contra-colonizar a educação, com programação aberta ao público.
A iniciativa, que conta com apoio do Programa de Arte e Cultura (Proarte) da UNEB, visa ocupar a universidade com artes e saberes indígenas e afro-brasileiros, promovendo um intercâmbio artístico, político e pedagógico entre estudantes e professores da educação básica, grupos culturais comunitários e a Universidade Pública, reafirmando seu caráter plural e democrático.
Esta edição irá homenagear duas personalidades das artes brasileiras que tiveram suas obras estudadas pelo Grupo de Estudos e Experimentações, a artista e ativista indígena do povo Yepa Mahsã, Daiara Hori Tukano, e o músico e pensador das culturas afro-barrocas, Mateus Aleluia.
A programação prevê pela manhã a realização de Oficinas de Artes e Saberes Integrados que serão coordenadas por mestes/ãs da tradição oral, artistas e arte-educadores, envolvendo diferentes linguagens como artes circenses, sonoridades, pinturas, artesanato em barro, grafismo e uso de plantas medicinais.
À tarde, as atvidades serão dedicadas à Roda de Sabenças, aberta com a contação de histórias “Das bocas de quem veio antes: histórias na roda afro-indígena com o grupo Cirandeiros do Sertão (Serrolândia) e finalizada com a apresentação circense da Trupe do Benas, de Senhor do Bonfim. A roda contará com a presença de Otto Payayá, indígena coletor e semeador de ervas da caatinga. Na oportunidade será lançado o livro de Cânticos e poemas do povo indígena Payayá, com a presença de Ana Cleide e Itã Payayá.
À noite, as apresentações artísticas serão conduzidas pelas mulheres com a apresentação do grupo Semi-Áridas, um coletivo de cantadoras, compositoras, multi-instrumentistas, poetas, artesãs, atrizes e arte-educadoras que fomenta a produção feminina nos sertões. Elas apresentarão o show Mulherageando. O encerramento ficará por conta da DJ Carolex ao som de rimos afro-caribenhos e indígenas.
Em concomitância com a programação, os pátios e o estacionamento do Campus da Estação da UNEB serão ocupados por uma Tenda Literária com o grupo de pesquisa Lefor, Feira Agroecológica, além de Feira com produtos artesanais e sustentáveis. O ambiente será ilustrado pelo artista visual Cícero Matos que apresentará obras da Série “Sertões Afro-indígenas”.
Informações: Instagram – @arribaroceu