IV ALFAeEJA: Miguel Arroyo (UFMG) convoca professores para promoção de educação crítica e engajada

Pesquisadores e professores prestigiaram pré-abertura do encontro, que será promovido em Portugal no próximo mês

A pré-abertura do IV Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (ALFAeEJA) foi iniciada com a convocação de pesquisadores e professores para imersão nos processos de humanização e desumanização dos sujeitos e para promoção de uma educação crítica e engajada.

Miguel Arroyo, professor emérito da UFMG, abriu programação acadêmica

O chamamento foi feito pelo pesquisador Miguel Arroyo, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), durante a conferência “Jovens e adultos na EJA: contexto político atual brasileiro”, na manhã de hoje (23), no Teatro UNEB, no Campus I, em Salvador.

“Diante desse massacre dos seus direitos como trabalhadores, como jovens e adultos das periferias e dos campos, eles precisam, ao menos, ter direito a se conhecer. Os professores que vão trabalhar com eles também precisam ter o direito de saber sobre essa realidade, para ajudá-los a se conhecer”, destacou o pesquisador.

Professor emérito da Faculdade de Educação da UFMG e Doutor Honoris Causa da Universidade Federal Fluminense (UFF), Miguel Arroyo lançou, também durante o evento, o seu novo livro: Passageiros da Noite – do trabalho para a EJA.

A conferência proferida pelo espanhol deu início à programação acadêmica do evento, que segue até amanhã (24), na capital baiana, com mesas-redondas, mostra de arte, exposição fotográfica e lançamento de livros.

A iniciativa consiste em uma pré-abertura para o IV ALFAeEJA, que será promovido, nos dias 6 e 7 de novembro, nas Universidades do Minho (UMinho) e de Coimbra (UC), ambas em Portugal.

Articulação internacional

O IV ALFAeEJA é realizado pela UNEB, por meio do Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA), em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a UMinho e a UC.

Evento foi aberto com apresentações musicais de jovens de colégio estadual

“Este evento faz parte da luta para ressignificar o nosso trabalho acadêmico, político e científico, em um contexto de resistência. Lutando em prol dos educadores de jovens e adultos e dos sujeitos da EJA, que são protagonistas de suas próprias histórias”, ressaltou Tânia Regina Dantas, coordenadora do MPEJA e do IV ALFAEEJA.

A pesquisadora participou da mesa institucional da pré-abertura, que foi presidida pelo reitor da UNEB, José Bites de Carvalho. “Este é um evento de fundamental importância para constituição de uma rede internacional. Enquanto integrante da rede, a UNEB associa à sua internacionalização a qualificação da pesquisa e pós-graduação”.

A mesa contou também com a participação da vice-reitora da UNEB, Carla Liane, e das representantes Maria Conceição Ferreira, do Departamento de Educação (DEDC) do Campus I (Salvador); Sandra Célia, da Secretaria Especial de Relações Internacional (Serint); Gisele Freitas, do Serviço Social da Indústria (Sesi); e Marlene Souza Silva, do Fórum EJA-BA. O mestrando Robson Dourado representou os discentes do MPEJA.

A manhã do primeiro dia do evento contou ainda com apresentações de coral, quarteto de trompete e orquestra de cordas e madeiras, protagonizadas por estudantes e professores do curso técnico de música do Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes.

Confira mais fotos do evento em nosso Flickr.

Deixe uma Resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *
Você pode usar estes HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>