Nos dias 15 e 16 de abril acontecerá no Campus III da UNEB, em Juazeiro, a primeira audiência pública sobre Cultura, Artes e Movimentos Democráticos na Extensão Universitária.
A programação tem como objetivo praticar a escuta e estabelecer diálogo com a comunidade acadêmica e externa para a elaboração de políticas extensionistas na Universidade que sejam pautadas pela horizontalidade e pela partilha de experiências.
No primeiro dia (15), as atividades se iniciam às 18h30, com uma apresentação musical do poeta, cantador e compositor Fatel.
Em seguida, às 19h, será constituída uma mesa institucional reunindo a pró-Reitora de Extensão (Proex), Rosane Vieira; as diretoras dos Departamentos de Ciências Humanas (DCH) do Campus III, Andréa Cristiana, e de Tecnologias e Ciências Sociais (DTCS), Gertrudes Macário, e da assessora territorial, Elza Maíra.
A programação segue às 19h30 com uma conversa aberta sobre Culturas, Artes e Movimentos Democráticos na Extensão Universitária. Este diálogo irá reunir a gerente de Apoio à Cultura e às Ciências (GAAC) da Proex, Daniela Galdino, a gerente de Extensão da pró-reitoria, Rosana Mara, assessora Especial de Cultura e Artes (Ascult), Nelma Aronia, além do professor José Hermogénes Moura, a escultora Carina Karla Lacerda e o artista Antonio Carvalho dos Santos.
O segundo dia (16), será marcado pela atuação dos Grupos de Trabalho que, distribuídos por diferentes salas do campus, irão trabalhar a partir das 14h no diálogo e construção de propostas de políticas extensionistas em temáticas, como “Culturas e Comunidades Tradicionais”, “Linguagens Artísticas: produção e circulação” e “Extensão Universitária: diálogos com a comunidade externa”.
Os frutos dos grupos de trabalho serão então socializados entre os participantes em encontro a ser realizado a partir das 16h.
Audiência Pública
De caráter circular, as Audiências Públicas terão edições em outros campi da Universidade até o mês de novembro. Em dezembro, as escutas serão sistematizadas em um documento único elaborado pelos grupos de trabalho participantes.
A proposição e formato de audiência pública atende às Diretrizes da Política Nacional de Extensão Universitária em vigor, que orienta para o desenvolvimento de relações entre a Universidade e os setores sociais que sejam marcadas pelo diálogo e pela troca de saberes.
A realização das audiências públicas irá buscar também mapear os equipamentos culturais existentes nas cidades onde os campi da UNEB estão localizados, bem como reunir dados que irão subsidiar o estudo de viabilidade da instalação de nove equipamentos culturais nos campi da UNEB.
A iniciativa é uma realização da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), da Assessoria Especial de Cultura e Artes (Ascult) e do Gabinete da Reitoria, através da Assessoria Especial Territorial (ASSEPT). A ação conta ainda com apoio das direções de Departamentos, Coordenações dos Núcleos de Pesquisa e Extensão (Nupe) e das Assessorias Territoriais da UNEB.
Texto: Leandro Pessoa/Ascom