A UNEB vai sediar a oitava edição do projeto Júri Simulado – Releitura do direito na história, nesta terça-feira (26), às 9h, no teatro da universidade, em Salvador.
O projeto, promovido pela Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE), terá como réu nesta edição Manuel Faustino dos Santos Lira, um dos principais líderes da Revolta dos Búzios.
A iniciativa, aberta ao público, tem a finalidade de resgatar episódios que estruturaram o racismo e a invisibilidade das tradições e lutas de segmentos sociais, como das populações negra e indígena.
O julgamento fará uma releitura da Revolta dos Búzios, que aconteceu há 220 anos.
Manuel Faustino dos Santos Lira foi um alfaiate baiano, um dos líderes da chamada Conjuração Baiana, revolta que aconteceu em Salvador, também conhecida como Revolta dos Alfaiates ou Revolta dos Búzios. Preso e julgado, Manuel foi enforcado e esquartejado aos 22 anos.
Lançado pela DPE em 2016 o projeto já julgou figuras simbólicas e relevantes para a história da Bahia e do Brasil, entre as quais Luíza Mahin, Zumbi dos Palmares, Índio Caboclo Marcelino, Lei Áurea, Cuíca de Santo Amaro, Carlos Marighella e Lucas da Feira.
Imagem: Divulgação.