A UNEB realiza, através do Laboratório de Zoologia (LabZoo), do Departamento de Educação (DEDC) do Campus X, em Teixeira de Freitas, o 1º Simpósio de Zoologia do Extremo Sul Baiano.
O evento acontece nos dias 14 e 15 de junho, no auditório do Campus X, em Teixeira de Freitas, e tem como objetivo reunir estudantes, pesquisadores e profissionais da região do Extremo Sul da Bahia para discutir questões relacionadas à área de Zoologia.
“A ação antrópica vem, deliberadamente, ameaçando a fauna silvestre pelo uso extensivo da terra pela agropecuária, especialmente pelo uso de monocultura e de pastagens. Abordar neste simpósio aspectos que visam o manejo, a conservação e a preservação dos animais nos convida a dedicar um olhar especial sobre esses problemas, e se torna uma excelente oportunidade para que sejam debatidas possíveis soluções que englobem os diversos profissionais e áreas do conhecimento envolvidos”, explica o professor Welber Pina, coordenador do laboratório.
Os interessados em submeter trabalhos (ver regras) devem inscrevê-los no site do evento, até o dia 26 de maio. Os artigos devem abordar as áreas temáticas: Anatomia, Fisiologia e Taxonomia Zoológica; Biodiversidade e Relações Ecológicas; Comportamento Animal; Ensino de Zoologia e Divulgação Científica; e Manejo e Conservação Animal.
A inscrição para ouvinte também deverá ser realizada no site da iniciativa. Os dois dias de atividades vai contar com a programação de mesas sobre políticas públicas de preservação e proteção da fauna, biodiversidade, ecologia e conservação das espécies.
O Laboratório de Zoologia (LabZoo) é utilizado nas aulas práticas do curso e tem como finalidade o desenvolvimento de pesquisas dos docentes e discentes vinculados na área.
O LabZoo recebe visitas de escolas públicas e particulares de Teixeira de Freitas e da região circunvizinhas, possibilitando a interação e a divulgação do conhecimento científico com o público. Além disso, o laboratório está presente em diversos eventos nacionais e internacionais, com publicações em revistas conceituadas na área de atuação.
Texto: Leandro Pessoa/Ascom
Imagem (destaque): Divulgação