Estamos no Maio da Diversidade, mês dedicado às conquistas e lutas enfrentadas pela comunidade LGBTQIA+. A celebração é alusiva ao dia 17 de maio, data internacional de combate à LGBTfobia. Foi neste dia, há mais de 30 anos, no dia 17 de maio de 1990, que a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da lista de distúrbios mentais da classificação internacional de doenças. A partir daquele dia, a relação homoafetiva deixou de ser considerada doença. Em maio de 2019, a OMS adotou a mesmo entendimento em relação à transexualidade.
Mas ainda há muito o que caminhar na luta pelos direitos e pelo fim da violência contra a comunidade LGBTQIA+ e das diversas vulnerabilidades sociais enfrentadas como a situação de rua, fome, desemprego e prostituição. Neste episódio, vamos falar sobre a condição humana desse grupo social, destacando os avanços e retrocessos. Vamos ressaltar também a importância das políticas públicas que fortalecem o senso de orgulho e empoderamento, viabilizando conquistas e manutenção de direitos.
Então chega mais que o tema da vez é: “MAIO DA DIVERSIDADE: ORGULHO DE SER E AMAR!”
O megafone da Balbúrdia estará por conta do professor da UNEB Kleber Simões. Doutorando em Cultura e Sociedade, mestre em História Social e integra o Núcleo de Estudos de Gênero e Sexualidades (Nugesex-Diadorim) da UNEB e a Rede de Historiadores LGBTQIA+. O docente desenvolve pesquisas nas áreas de história, artes e estudos queer.
Vem que está top!
Nos ouça no Spotify, Deezer, Google Podcast e no Canal da TV UNEB, no YouTube.
*Este episódio integra as ações da UNEB alusivas ao Maio da Diversidade, que reforça em seu slogan: “Nosso compromisso é com o respeito!”. Acompanhe a campanha no Portal UNEB e em nossas redes sociais @oficialuneb.