O Serviço Médico, Odontológico e Social da UNEB (SMOS) participará da campanha Maio Roxo pela primeira vez. A iniciativa de conscientização da população a respeito das doenças inflamatórias intestinais acontece em todo o país será multiplicada na Universidade no próximo dia 18.
A programação terá início às 8 da manhã com uma caminhada até a quadra de esportes do Campus 01 da instituição, no Cabula. Em seguida será realizada uma série de exercícios com o instrutor Dilton Cerqueira. Ao longo do dia o serviço irá distribuir cartilhas informativas, alertando para a necessidade de diagnóstico precoce das doenças inflamatórias intestinais.
A doença de Crohn e a retocolite ulcerativa são as principais apresentações da doença inflamatória intestinal. Elas são consideradas sub-diagnosticadas diante de uma realidade de pouco conhecimento da doença inflamatória pelo público em geral: muitos pacientes podem estar enfrentando esse problema, mas estão ainda sem diagnóstico.
Por este motivo, é de fundamental importância que a sociedade saiba o que significam, quais os principais sintomas e como devem ser abordadas. Entre os principais sintomas estão: diarreias, constipação, dores abdominais, cólicas intestinais (que variam bastante de intensidade de acordo com o quadro do paciente), sangramento retal e cansaço.
Mundialmente, registra-se o dia 19 de maio como o Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal (World IBD Day). Neste dia, as Associações de Pacientes com Doença de Crohn e Colite Ulcerativa, que se enquadram como DII´s (Doenças Inflamatórias Intestinais), ao redor do Mundo implementam a Campanha Maio Roxo. Na Bahia, funciona a Associação Baiana de Portadores de Doenças Inflamatórias Intestinais (Abadii), que tem sido fundamental para os pacientes no nosso estado.