“Universidade e comunidades: horizontes de transformação”. Esse foi o tema da 13ª edição do Encontro Turismo de Base Comunitária e Economia Solidária (ETBCES), realizada na última semana (entre os dias 11 e 17 de setembro), no Campus I da UNEB, em Salvador.
Iniciativa do projeto Turismo de Base Comunitária no Cabula e entorno (TBC Cabula) e coordenado por uma equipe interdisciplinar da UNEB, o evento contou com uma grande programaçaão que incluiu produções culturais, oficinas, mesas-redondas, apresentações artísticas, feira de saúde e meio ambiente, rodas de conversa, roteiros turísticos, entre outras atividades.
“O ETBCES é um evento que promove a interação da comunidade acadêmica com as comunidades populares do Quilombo Cabula, uma área que abrange 17 bairros próximos à UNEB. Essa iniciativa é fruto de uma construção coletiva que valoriza e respeita as diversidades e potencialidades das comunidades”, explicou a coordenadora do encontro, Francisca de Paula.
Estudante do curso de Turismo da UNEB e monitora do evento, Gabryela Caires, revelou viver experiência incrível e desafiadora em participar do encontro. “Estamos desde maio preparando esse evento, e ficamos surpresos de ver a comunidade externa participando efetivamente das atividades. Isso me faz compreender a importância da parceria entre a universidade e a sociedade”, afirmou.
Durante o encontro, também aconteceram a X Mostra de Cultura e Produção Associada ao Turismo de Base Comunitária e à Economia Solidária, a IX Feira de Meio Ambiente e Saúde, o III Encontro de Música, Educação e Resistência e o II Festival da Laranja.
O evento ainda reservou o primeiro Concurso Beleza Negra do Quilombo Cabula (CBNQC). A atividade teve caráter simbólico, sem competição, com o objetivo de valorizar a beleza presente na diversidade dos seres humanos e dar visibilidade à comunidade do Cabula e bairros do entrono do Campus I da universidade, em Salvador. No último de atividades do ETBCES, foi realizado o Roteiro Turístico Alternativo no bairro do São Gonçalo do Retiro, em Salvador.
Iniciado em 2010, o projeto TBC Cabula articula pesquisa, ensino e extensão com comunidades do antigo quilombo do bairro do Cabula, que compreende 17 localidades circunvizinhas ao campus da universidade (Arenoso, Arraial do Retiro, Beiru, Cabula, Doron, Engomadeira, Estrada das Barreiras, Fazenda Grande do Retiro, Mata Escura, Narandiba, Novo Horizonte, Pernambués, Resgate, Saboeiro, Saramandaia, São Gonçalo do Retiro e Sussuarana).
A proposta do projeto é mobilizar e construir caminhos alternativos para o desenvolvimento local sustentável, a partir do turismo de base comunitária e da ecossocioeconomia.
Texto: Danilo Cordeiro/Ascom. Fotos: Danilo Cordeiro/Ascom e equipe do ETBCES