Entre os dias 5 e 8 de novembro, a UNEB, através do curso de Bacharelado em Urbanismo e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Territoriais (Proet), promoveu, no Campus de Salvador, o XVIII Semana de Urbanismo e o Seminário Urbanismo na Bahia (urBA[24]).
O evento, que contou com apoio da Universidade Federal da Bahia (Ufba), teve como tema “Imagens e práxis urbanas: racismo, desigualdade e ação política”, e reuniu estudantes, docentes e gestores em mesas-redondas, palestras, conferências e lançamentos de livros.
“Foram quatro dias muito ricos em debates, em tivemos oportunidade de ouvir em mesas-redondas e apresentações de trabalhos, pesquisadores renomados, movimentos sociais importantes e estudantes engajados. O tema definido, por si só, já foi coberto de êxitos, afinal discutir racismo, desigualdade e ação política, por si só é um grande desafio”, declarou a coordenadora do Colegiado do curso de Urbanismo, Clélia Dantas.
O ponto de culminância foi o dia 8 de novembro, em que se celebra o Dia Mundial do Urbanismo. Para este dia, a programação contou com uma mesa-redonda dialogando sobre o “Espaço Urbano e a problemática ambiental”, mediada pela docente da UNEB Ednice Baitz. O encontro reuniu os pesquisadores Joilson Santos (CAMA, Ucsal), Débora Porciúncula (Ucsal, UFRB) e Taynara Gomes Pinho (UFPA).
À tarde aconteceu uma apresentação especial do “Agolonã: projeto urbanístico para a localidade do Taboão”, que recebeu menção honrosa no concurso C40: Students Reinventing Cities.
O evento teve como objetivo oportunizar o debate crítico, reflexivo e propositivo sobre as mais variadas problemáticas que envolvem o espaço urbano, em especial as que atingem mais fortemente os grupos sócio-raciais vulnerabilizados pelo racismo. Pela primeira vez, o evento convergiu os dois eventos (semana e seminário) em uma realização simultânea.
“Esse evento simultâneo é fruto de um trabalho coletivo e acredito que daqui sairão novas ideias potentes com novas possibilidades de trabalho conjunto. Que sejamos provocados a desenvolver pesquisas, colaborações e parcerias que contribuam para cidades justas, menos desiguais”, destacou a professora Ana Fernandes, que celebrou a parceria entre a UNEB e a UFBA na realização do evento.
Texto: Leandro Pessoa/Ascom. Fotos: Arquivo pessoal