Lesbianizar e sensualizar a arte de bem viver. Esse é o tema do VIII Encontro de Lésbicas e Mulheres Bissexuais do Estado da Bahia (Enlesbi), a ser realizado entre os dias 25 e 27 de agosto, no Hotel Concept, no bairro do Costa Azul, em Salvador.
O evento visa ser um espaço para articular lésbicas e mulheres bissexuais militantes autônomas e independentes da Bahia, no intuito de construir referências que orientem o movimento social, o poder público e a academia sobre como abordar as lesbianidades, bissexualidades e suas intersecções no enfrentamento ao racismo, sexismo, lesbofobia e outras formas de violência contra pessoas LGBTQIA+.
A programação do encontro contará com rodas de conversa e atividades culturais. O evento também realizará tributo à pesquisadora e ativista do movimento lésbico, Virgínia Nunes, falecida em abril deste ano.
No dia 27, às 13h, será realizada a Caminhada da Visibilidade Lésbica e de Mulheres Bissexuais, nas proximidades do Hotel Concept. A atividade será aberta ao público.
O Enlesbi tem a realização da UNEB, do Centro de Estudos em Gênero, Raça, Etnia e Sexualidade (Diadorim) e da Liga Brasileira de Lésbicas e Mulheres Bissexuais (LBL).
A iniciativa conta com apoio das Secretarias de Políticas para as Mulheres (SPM), de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), além do Instituto Odara, Rede Lésbi Brasil, grupo de pesquisa Candaces da UNEB, Grupo Amuleto, Coletivo de Mulheres Negras Ayomidê Yalodê e do Fórum Baiano LGBT.
Informações: IG – @enlesbi