A pró-reitora de Ações Afirmativas (Proaf) da UNEB, professora Dina Maria Rosário, irá receber do Grupo Gay da Bahia (GGB) o prêmio de Honra ao Mérito Cultural da Diversidade LGBT. A cerimônia de premiação acontece no próximo dia 8 de setembro, às 16h, na Casa do Carnaval, em Salvador.
A Honra ao Mérito Cultural da Diversidade LGBT é uma honraria criada pelo GGB e tem como finalidade premiar personalidades, órgãos, empresas, marcas, entidades públicas e privadas, estaduais e nacionais, que se distinguiram por suas contribuições à diversidade cultural LGBT atuando de forma efetiva no combate à LGBTfobia.
No convite à professora Dina Maria Rosário, o GGB destaca a adoção pela UNEB, desde 2020, de políticas de reserva de vagas para estudantes transgêneros, travestis e transexuais nos processos seletivos para os cursos de graduação e pós-graduação.
Além de gestora da Proaf, Dina Maria é docente do Colegiado de Pedagogia do Campus XIII da universidade, em Itaberaba; doutora em Ciências Sociais e Jurídicas pela Universidad de Cádiz (Espanha); mestre em Orientação e Avaliação SocioEducativa pela Universidad de Cádiz; especialista em Psicopedagoga e Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia.
Em 2018, a UNEB institucionalizou as cotas para a população trans, com entrada em 2019 na gestão da então pró-reitora da Proaf Amélia Maraux, e mantidas pelo seu sucessor, Marcelo Pinto. À época da criação das cotas para a população trans, a atual pró-reitora, Dina Maria Rosário, fazia parte da equipe da Proaf, na função de Gerente de Promoção e Acompanhamento das Ações Afirmativas.
Texto: Leandro Pessoa/Ascom. Imagem (destaque): Divulgação