“Os professores de história na sala de aula produzem conhecimento, não são meramente transmissores do que constam nos livros. Eles pesquisam, da melhor maneira, para saber como que as crianças e jovens em sala de aula aprendem história. Esse é o objetivo do ProfHistória, ajudar nossos educadores a pensar e produzir conhecimento.”
Com essas palavras, a coordenadora na UNEB do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória), Cristiana Lyrio, resumiu a relevância desse programa de pós-graduação, durante a abertura do I Congresso Nacional do ProfHistória, realizada hoje (4), nas instalações do Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador.
Reunindo educadores, discentes e pesquisadores da área de 39 universidades e instituições de ensino do país, o congresso se estende até este domingo (6), com ampla programação.
Ao agradecer o apoio que o evento recebeu da gestão central da UNEB e do Departamento de Educação (DEDC) do Campus I, na capital, onde está sediado o mestrado profissional, Cristiana destacou o êxito que o programa vem obtendo a cada ano: “Começamos em 2016 na UNEB e já estamos abrindo seleção para a quarta turma do curso”.
Promovido pela UNEB, em parceria com o IAT, instituição vinculada à Secretaria estadual da Educação (SEC), o encontro traz como tema “A Pesquisa em Ensino de História e a Formação de Professores no contexto do ProfHistória”.
Na abertura, houve uma apresentação da Orquestra Santo Antônio, que cantou clássicos da música nordestina, seguida da conferência da educadora e pesquisadora Ana Zavala, do Centro Latinoamericano de Economia Humana, do Uruguai, intitulada “Entre a história, a historiografia e a minha aula de História”.
Representando o secretário Jerônimo Rodrigues (SEC), a diretora-geral do IAT, Cybele Amado saudou o público presente e falou sobre a importância da realização do encontro. “A história é quem traz o lugar da criticidade. É uma grande emoção e de suma importância este nosso trabalho. Que a história crítica ajude as nossas crianças e nossos jovens a construir um novo Brasil”, disse.
Também presente na abertura, o coordenador executivo de Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes, lembrou que a secretaria tem procurado, mesmo no atual momento de restrições orçamentárias, pautar ações de formação dos profissionais da educação. “Estamos pautando a formação em regime de colaboração com os municípios, para garantir que possamos avançar na garantia de direitos da formação de professores. As experiências colocadas pelos mestrados profissionais têm colaborado, e muito, nessa relação com a educação básica”, afirmou.
A programação do congresso reúne também grupos de reflexão docente (GRDs), mesas-redondas e sessões de ateliês de pesquisa.
O Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) é um programa de pós-graduação stricto sensu, oferecido em rede nacional, com 27 instituições de ensino superior associadas, coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O objetivo do mestrado profissional é proporcionar formação continuada aos/às docentes de história, que estejam ministrando aulas em qualquer segmento da educação básica. O ProfHistória é reconhecido pela Capes/MEC, com conceito quatro.
Fotos: Toni Vasconcelos/Ascom.