Programa de Pós-graduação em Educação da UNEB prorroga inscrições para seleção de aluno regular de mestrado e doutorado: até 1º/09

Foram prorrogadas, até o dia 1º de setembro, as inscrições para seleção do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) da UNEB, para aluno regular dos cursos de mestrado e doutorado com ingresso em 2024.

São 49 vagas, sendo 21 para doutorado e 28 para mestrado. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, por meio do Sistema de Seleção Discente de Pós-Graduação (SSPPG) da universidade. A documentação exigida e os critérios de participação no processo seletivo estão detalhados no edital de seleção.

No ato de inscrição, o candidato deve identificar a linha de pesquisa do programa que pretende cursar. É cobrada uma taxa de inscrição no valor de R$ 150 para mestrado e de R$ 200 para doutorado. Está isento do pagamento da taxa o servidor técnico ou docente da UNEB.

Conforme especificado no edital, o programa reserva 20% das vagas ofertadas para servidores docentes, analistas universitários e técnicos universitários do quadro efetivo da instituição. E 10% das vagas são reservadas para estrangeiros não residentes no Brasil.

Na seleção, há ainda a cota de 40% das vagas para candidatos negros, que devem atender aos requisitos indicados no edital. Demais candidatos concorrerão a 30% das vagas na modalidade demanda geral.

Estão previstas também sobrevagas para candidatos indígenas (na proporção de 5% do total de vagas), quilombolas (5%), ciganos (5%), com deficiência, transtorno do espectro autista ou altas habilidades (5%) e transexuais, travestis ou transgêneros (5%).

processo seletivo para o mestrado está organizado em duas fases: a primeira compreende todos os procedimentos relativos à inscrição do candidato; a segunda compreende o exame de seleção, sendo dividida em cinco etapas: aderência do anteprojeto, prova dissertativa, avaliação de anteprojeto de pesquisa, análise do currículo lattes e entrevista.

Veja Edital de Seleção do PPGEduC

Texto: Leandro Pessoa/Ascom