Na última segunda-feira (30), o Projeto Elas nas Exatas da UNEB realizou evento de homenagem à atuação das mulheres nas ciências exatas e na história. A iniciativa foi promovida no auditório José Rocha Larangeira, no Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET), no Campus I, em Salvador.
O evento foi prestigiado por estudantes, professores, pesquisadores e gestores da universidade, entre elas a gestora máxima, Adriana Marmori.
“O Projeto Elas nas Exatas é uma iniciativa importante que sai dos muros do DCET, abraça toda a nossa universidade e chega às escolas públicas e comunidades. A formação que fazemos dentro da universidade considera também aquilo que nos constitui enquanto gente fora dela, portanto, ela agrega e se fortalece dos diferentes fazeres. Acredito que nós precisamos ainda trabalhar muito duramente para restituir o lugar da mulher, onde ela escolha estar. Precisamos combater qualquer sexismo, machismo ou misoginia que persiste. Sigamos com as importantes ações do ‘Elas nas Exatas’“, destacou a reitora.
Também presente na homenagem, a superintendente de Desenvolvimento Científico da Secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Márcea Sales, ressaltou a importância da presença das mulheres nas ciências exatas. “Precisamos manter o engajamento das mulheres nas ciências exatas, como faz o Projeto Elas nas Exatas. Desejo vida longa à iniciativa, coragem e afeto para que, nós mulheres, ocupemos espaços de direito”, frisou.
Aproveitando a oportunidade, a coordenadora do projeto, Maria Cristina Elyote, destacou o balanço das ações desenvolvidas do projeto durante o ano de 2023. “Foi um ano muito intenso de atividades e de conhecer as histórias das mulheres que contribuíram com as ciências exatas, de homenagear nossas colegas de departamento. Fechamos hoje com o marco histórico dessa homenagem às mulheres e com chave de ouro este ano de trabalho profícuo no projeto“, ressaltou a docente.
A atividade também contou com a presença da pró-reitora de Ações Afirmativas (Proaf), Dina Maria Rosário, de Extensão (Proex), Rosane Vieira, gerente de pesquisa da PPG, Eduardo Jorge, e do representante do DEDC-Campus I, Djalma Fiuza.
Homenagens
O evento reservou homenagens às docentes que contribuem e contribuíram com as atividades do Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET) ao longo dos anos. Na ocasião, foi inaugurado um painel com fotos das professoras do departamento e de outras mulheres que contribuíram com o projeto e cientistas do passado. Uma das homenageadas foi a primeira diretora da unidade, Tânia Regina Pereira.
“É sempre uma honra participar das ações do projeto Elas nas Exatas e saber que as mulheres estão se unindo, procurando se capacitar cada vez mais e que nós estamos contribuindo para que cresçam o número de mulheres na área das exatas”, afirmou Tânia.
Para a professora do curso de Engenharia de Produção do departamento, Telma Dias, as mulheres estão cada vez mais ocupando espaços na área das exatas.
“As Ciências Exatas era uma área em que antes era bem difícil encontrar mulheres em atuação. Hoje, vivemos uma nova realidade na ocupação de espaços e formando outras mulheres na área“, disse a docente.
Também homenageada no evento, Claudia Santana, professora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), ressaltou a alegria de ser homenageada no evento.
“Me sinto profundamente honrada por esse momento importante, pois me inspirei em outras mulheres para seguir a minha carreira. Aconselho que mulheres abracem a carreira das ciências exatas e que possamos ter uma representatividade maior delas na campo das exatas“, frisou.
A solenidade ainda reservou homenagem à Arly Mary de Oliveira, professora da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), falecida em julho deste ano.
A iniciativa, que encerrou as atividades do projeto neste ano, teve a mesa-redonda sobre a atuação histórica das mulheres nas ciências exatas, ministradas pelas professoras Edinélia Souza (UNEB) e Márcia Barbosa (Ufba), com mediação da coordenadora do projeto Elas nas Exatas, Vânia Gonçalves.
Texto: Danilo Cordeiro/Ascom. Fotos: Danilo Oliveira/Ascom