Projeto de extensão da UNEB homenageia atuação das mulheres nas ciências exatas

Evento homenageou atuação das mulheres nas ciências exatas e na história

Na última segunda-feira (30), o Projeto Elas nas Exatas da UNEB realizou evento de homenagem à atuação das mulheres nas ciências exatas e na história. A iniciativa foi promovida no auditório José Rocha Larangeira, no Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET), no Campus I, em Salvador.

O evento foi prestigiado por estudantes, professores, pesquisadores e gestores da universidade, entre elas a gestora máxima, Adriana Marmori.

Adriana: “Precisamos combater qualquer sexismo, machismo ou misoginia que persiste”

“O Projeto Elas nas Exatas é uma iniciativa importante que sai dos muros do DCET, abraça toda a nossa universidade e chega às escolas públicas e comunidades. A formação que fazemos dentro da universidade considera também aquilo que nos constitui enquanto gente fora dela, portanto, ela agrega e se fortalece dos diferentes fazeres. Acredito que nós precisamos ainda trabalhar muito duramente para restituir o lugar da mulher, onde ela escolha estar. Precisamos combater qualquer sexismo, machismo ou misoginia que persiste. Sigamos com as importantes ações do ‘Elas nas Exatas’“, destacou a reitora.

Também presente na homenagem, a superintendente de Desenvolvimento Científico da Secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Márcea Sales, ressaltou a importância da presença das mulheres nas ciências exatas. “Precisamos manter o engajamento das mulheres nas ciências exatas, como faz o Projeto Elas nas Exatas. Desejo vida longa à iniciativa, coragem e afeto para que, nós mulheres, ocupemos espaços de direito”, frisou.

Cristina: “Fechamos o projeto em 2023 com homenagem histórica às mulheres”

Aproveitando a oportunidade, a coordenadora do projeto, Maria Cristina Elyote, destacou o balanço das ações desenvolvidas do projeto durante o ano de 2023. “Foi um ano muito intenso de atividades e de conhecer as histórias das mulheres que contribuíram com as ciências exatas, de homenagear nossas colegas de departamento. Fechamos hoje com o marco histórico dessa homenagem às mulheres e com chave de ouro este ano de trabalho profícuo no projeto“, ressaltou a docente.

A atividade também contou com a presença da pró-reitora de Ações Afirmativas (Proaf), Dina Maria Rosário, de Extensão (Proex), Rosane Vieira, gerente de pesquisa da PPG, Eduardo Jorge, e do representante do DEDC-Campus I, Djalma Fiuza.

Homenagens

Solenidade reservou inauguração de painel com homenagem às docentes do DCET Campus I

O evento reservou homenagens às docentes que contribuem e contribuíram com as atividades do Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET) ao longo dos anos. Na ocasião, foi inaugurado um painel com fotos das professoras do departamento e de outras mulheres que contribuíram com o projeto e cientistas do passado. Uma das homenageadas foi a primeira diretora da unidade, Tânia Regina Pereira.

Tânia: “Uma honra saber que mulheres estão cada vez mais atuando nas exatas”

É sempre uma honra participar das ações do projeto Elas nas Exatas e saber que as mulheres estão se unindo, procurando se capacitar cada vez mais e que nós estamos contribuindo para que cresçam o número de mulheres na área das exatas”, afirmou Tânia.

Para a professora do curso de Engenharia de Produção do departamento, Telma Dias, as mulheres estão cada vez mais ocupando espaços na área das exatas.

Telma: “Vivemos nova realidade na ocupação de espaços e formando outras mulheres”

“As Ciências Exatas era uma área em que antes era bem difícil encontrar mulheres em atuação. Hoje, vivemos uma nova realidade na ocupação de espaços e formando outras mulheres na área“, disse a docente.

Também homenageada no evento, Claudia Santana, professora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), ressaltou a alegria de ser homenageada no evento.

Claudia: “Que possamos ter mais representatividade da mulher no campo das exatas”

“Me sinto profundamente honrada por esse momento importante, pois me inspirei em outras mulheres para seguir a minha carreira. Aconselho que mulheres abracem a carreira das ciências exatas e que possamos ter uma representatividade maior delas na campo das exatas“, frisou.

A solenidade ainda reservou homenagem à Arly Mary de Oliveira, professora da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), falecida em julho deste ano.

A iniciativa, que encerrou as atividades do projeto neste ano, teve a mesa-redonda sobre a atuação histórica das mulheres nas ciências exatas, ministradas pelas professoras Edinélia Souza (UNEB) e Márcia Barbosa (Ufba), com mediação da coordenadora do projeto Elas nas Exatas, Vânia Gonçalves.

Texto: Danilo Cordeiro/Ascom. Fotos: Danilo Oliveira/Ascom