O projeto Smartchico: Cartografia Cultural do Vale do São Francisco, submetido por professores e estudantes do Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus III da UNEB, em Juazeiro, conquistou a terceira colocação, na categoria Ciência Aplicada, na XXI Jornada de Iniciação Científica da UNEB.
O Smartchico é um aplicativo desenvolvido como iniciativa de extensão interdisciplinar que objetiva realizar o mapeamento de dados de forma estratégia para promover a cultura do sertão baiano, orientando novas construções sócio-culturais do semiárido brasileiro. A iniciativa foi representada na jornada pela discente Ingrid Hayara.
Inicialmente, o projeto contemplou os municípios de Casa Nova, Curaçá, Sobradinho, Juazeiro e Remanso, o próximo passo deve contar com a inserção de cinco novas cidades do Sertão Baiano.
Smartchico é fruto de cooperação entre a UNEB, por meio do Laboratório de Estudos de Mídia e Espaços (Leme/CNPq) e do Projeto de Pesquisa e Extensão em Cartografia Urbanográfica no Sertão do São Francisco (Caus), e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba).