O projeto PIASC IV, do curso de Fisioterapia, ofertado no Departamento de Ciências da Vida (DCV) do Campus I, em Salvador, levou discentes e docentes do curso ao munício de Canudos, nos últimos dias 11 a 15 de novembro.
Nesse período, 20 estudantes do curso, acompanhados por três professores, visitaram e realizaram atividades extensionistas e imersivas nas instalações do Parque Estadual de Canudos e do Memorial Antonio Conselheiro – unidades vinculadas ao Campus Avançados de Canudos da universidade –, assim como na feira municipal e em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município.
Proposto no componente curricular Programa de Integração Academia Serviço, Comunidade (PIASC IV) do curso, o projeto contou com recursos do edital de apoio financeiro à realização de atividades de campo, nos cursos de graduação da UNEB, publicado no mês maio passado.
Segundo o docente do curso Roberto Maciel, proponente do projeto, as ações em Canudos também contaram “com o apoio e articulação do campus avançado da universidade, em especial do professor Luiz Paulo Neiva, então diretor da campus, e com a parceria das secretarias de Saúde e de Educação do município”.
Os estudantes e docentes realizaram atividades de autocuidado, dando ênfase à utilização de praticas integrativas e complementares em saúde (PICS), educação em saúde e avaliações funcionais.
O público-alvo foram trabalhadores da rede municipal de saúde e de educação, estudantes do ensino fundamental e idosos de comunidade local que são usuários de uma UBS em Canudos.
O diretor Luiz Paulo Neiva coordenou uma visita guiada dos estudantes ao Parque Estadual de Canudos, onde conheceram os sítios histórico-arqueológicos demarcados, que ajudam a entender parte expressiva da Guerra de Canudos (1896–1897). Também visitaram a Casa dos Saberes Conselheiristas Evandro Teixeira, nas imediações, com rico acervo iconográfico.
De acordo com o estudante do curso Edu Ramos, “essa experiência reforçou a importância do PIASC IV na formação de futuros fisioterapeutas, não somente pelo desenvolvimento de competências pessoais e técnicas, mas também pela oportunidade de contribuir para a vida de uma população mais carente, disseminando educação e saúde para uma melhora na qualidade de vida”.
“Nesse sentido, considero de fundamental importância a continuidade do projeto não apenas para a formação dos discentes, mas também para fortalecer o compromisso da universidade pública com a promoção da saúde e da educação, de modo a melhorar as condições da atenção primária e formar profissionais capacitados”, disse o discente.
Texto: Roberto Maciel/PIASC IV/Fisioterapia, com edição da Ascom. Fotos: Divulgação.