Projetos de extensão da UNEB, Afrocentrar Saúde e Axé Saúde visam ações para a população negra em Salvador   

Ações incluem estudantes, docentes, pesquisadores, comunidades e diversos profissionais.

A UNEB, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), desenvolve dois projetos extensionistas voltados para a saúde da população negra em Salvador: o Afrocentrar Saúde: ilera Dudu, que inclui estudantes, professores e profissionais da área de saúde, além de pedagogos, comunicadores sociais e administradores; e o Axé Saúde: antirracismo e promoção da saúde da população negra, criado a partir da necessidade de formação dos discentes dos cursos de saúde da universidade.

Criado em 2021 e vinculado ao Departamento de Ciências da Vida (DCV) do Campus I da UNEB, na capital, o projeto Afrocentrar Saúde é coordenado pela professora Suiane Costa, do departamento.

Formar profissionais de saúde que sejam agentes de mudanças está entre objetivos dos projetos.

O projeto atua na perspectiva acadêmica do tripé ensino-pesquisa-extensão e busca fortalecer a construção de subjetividades negras positivas, iniciar um processo de contracolonização na universidade e formar profissionais de saúde que sejam agentes dessa mudança com senso de responsabilidade social.

Para isso, o Afrocentrar Saúde vem desenvolvendo ações de extensão e intervenção dentro e fora da UNEB com comunidades negras periféricas, quilombolas, povos de santo, organizações civis, entre outros grupos sociais.

Já o projeto de extensão Axé Saúde, que é coordenado pela docente Liliam Aquino, também do DCV, atua na formação discente no campo dos estudos das relações étnico-raciais e saúde da população negra, problematizando as iniquidades raciais, a partir de evidências de indicadores educacionais, econômicos e de saúde.

As ações do projeto vão permitir a inserção de abordagem teórico-conceitual sobre racismo, antirracismo e exercício de políticas de saúde como direito humano, na formação de estudantes tanto das graduações em saúde quanto do ensino médio assistidos pelo projeto.

Assim, por meio de ações formativas, dialogadas entre universidade e unidade escolar de ensino médio, o projeto vai analisar, bimestralmente, uma obra de referência e promover atividades que possibilitem debates e apresentações dos resultados com os produtos gerados nas discussões coletivas.

Texto: Núcleo de Comunicação/Proex, com edição da Ascom. Fotos: Divulgação.