Projetos em parceria com a UNEB se destacam no Prêmio Bahia Sustentável 2024

Projetos “Resiliências Climáticas” e “Florestópolis” foram premiados no concurso da Sema.

Apoiado pela UNEB, o projeto “Resiliências Climáticas: Boas Práticas de Adaptação à Mudança do Clima em Áreas Costeiras e Marinhas e nos Biomas Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga Baianos”, foi um dos vencedores do prêmio Bahia Sustentável 2024, na categoria Tecnologia Social Sustentável, na subcategoria Campo. A cerimônia de premiação foi realizada no último dia 29 de janeiro, em Salvador.  

A iniciativa é uma realização do Grupo Ambientalista do Brasil (Gamba) e da organização não-governamental italiana Cospe, em parceria com a UNEB, Universidades Federais do Recôncavo da Bahia (UFRB), do Vale do São Francisco (Univasf), e do Oeste da Bahia (Ufob), além das organizações e comunidades da região Oeste da Bahia, de Morro do Chapéu, da Serra da Jiboia e da Resex da Baía do Iguape. O apoio financeiro foi viabilizado através de edital executado pela União Europeia.

O Projeto atuou por três anos em áreas costeiras e nos biomas Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga, para promover práticas de adaptação às mudanças climáticas, com foco em comunidades quilombolas, indígenas e pescadores. A ação capacitou as populações desses locais para o desenvolvimento de estratégias sustentáveis, além de realizar diálogos comunitários, fortalecer políticas públicas e alinhar ações ao Acordo de Paris, ampliando assim os impactos positivos para as comunidades envolvidas. A estudante do curso de Agroecologia da UNEB, Luana Serafim, participou como monitora do projeto.

“A UNEB recebeu com muita alegria e satisfação a premiação do Bahia Sustentável – ainda mais por se tratar de um projeto que pensa possibilidades de futuro para lidar com questões que são características desse tempo, como as mudanças climáticas. Foi um trabalho realizado diretamente com as comunidades, construindo a partir da metodologia do projeto, mas em constante mediação junto às comunidades”, afirma a professora Maria Dorath Bento, que à época do projeto coordenava o curso de Agroecologia.

Além do reconhecimento, os vencedores do Prêmio Bahia Sustentável 2024 receberam troféus, certificados, o selo oficial do prêmio e uma viagem técnica para conhecer de perto soluções sustentáveis que estão transformando o Brasil.

Premiação do Projeto Florestópolis

O projeto de extensão “Florestópolis”, iniciativa da UNEB em parceria com o Colégio Estadual Deputado Luís Eduardo Magalhães, conquistou o terceiro lugar na categoria Tecnologia Social Sustentável, subcategoria Cidade, do Prêmio Bahia Sustentável.

A iniciativa busca promover espaços de agrofloresta em áreas urbanas, a partir da implementação de cultivos utilizando o modelo de sintropia, que se assemelha aos processos naturais que ocorrem no ambiente biodiverso de uma floresta.

“Estamos imensamente orgulhosos de compartilhar essa conquista tão significativa. Esse momento é a somatória da sintropia de toda uma equipe dedicada que, unida, trabalhou em prol de um objetivo comum. É como eu sempre digo um ditado yorubá: ‘Uma árvore sozinha não faz uma floresta’. Essa sabedoria nos lembra que o sucesso é fruto do trabalho coletivo e do apoio mútuo. Cada um de nós desempenha um papel vital, e juntos somos mais fortes. Agradecemos a todos que estiveram ao nosso lado nesta jornada. Vamos continuar a cultivar essa floresta, cheia de diversidade e riqueza, para que possamos alcançar ainda mais conquistas no futuro”, ressaltou Aline Teixeira, uma das monitoras do projeto e estudante do curso de Administração da UNEB.

Prêmio Bahia Sustentável

Instituído pelo Decreto Estadual nº 14.225/2012, promovido pela Secretaria estadual do Meio Ambiente (Sema) e custeado com recursos do Fundo de Recursos para o Meio Ambiente (Ferfa), o Prêmio Bahia Sustentável tem como objetivo estimular e divulgar as melhores iniciativas e ideias que contribuam para a melhoria da qualidade de vida, com foco na conservação do meio ambiente, no estado da Bahia.

Na edição de 2024 do Prêmio, 12 projetos foram reconhecidos por suas contribuições inovadoras e impactantes na área de sustentabilidade, refletindo o compromisso do estado com práticas ambientais transformadoras. Os vencedores foram selecionados nas categorias Ideia Sustentável e Tecnologia Social Sustentável, que destacam soluções voltadas para a preservação ambiental, a inovação tecnológica e o desenvolvimento social.

A pluralidade de propostas evidenciou o potencial transformador quando diferentes vozes se unem em prol do meio ambiente. Para Fabio de Oliveira, professor de Ciências Biológicas da UNEB, um dos avaliadores da premiação, cada iniciativa apresentada carrega uma narrativa própria, o que exigiu uma análise cuidadosa. “Foi crucial equilibrar critérios técnicos e contextos locais, avaliando impactos social, ambiental e econômico para uma análise justa. Essa celebração reforça mais a importância de valorizar todos os participantes, que contribuem, cada um à sua maneira, para um futuro mais sustentável.”, pontua.

Texto: Leandro Pessoa/Ascom, com informações da Sema
Imagens: Tiago Junior/Comunicação – Sema