Com a temática geral “Ancestralidade e resistência do povo negro”, a UNEB vai realizar o V AfroCultura na próxima segunda-feira (13) no teatro da universidade, campus I, em Salvador.
Aberto à comunidade acadêmica e público externo – em especial estudantes e professores das escolas municipais e estaduais –, o evento está com inscrições abertas, gratuitamente, pelo Sistema Gerenciador de Eventos (SGE) da universidade.
Iniciativa de servidores do Teatro UNEB, o AfroCultura contará com ampla programação durante todo o dia, a exemplo da duas rodas de conversas, pela manhã, sobre “Promoção da igualdade e combate ao racismo no dia a dia” e “Educação inclusão e oportunidades: como ingressar na UNEB?”.
Também está agendada a participação da Escola Criativa do Olodum, do grupo de samba do programa Universidade Aberta à Terceira Idade (Uati) e dos corais Cantares e Coro Oyá Igbalé da UNEB, entre outras atividades artísticas e culturais.
Essa edição, que marca o retorno do evento à modalidade presencial pós-pandemia, visa “rememorar a histórica luta pela igualdade racial na Bahia e no Brasil e romper na atualidade os legados racistas que perduram e violentam o povo negro”, como destaca seus organizadores.
O V AfroCultura tem o apoio da Secretaria Especial de Articulação Interinstitucional (Seai), pró-reitorias de Ações Afirmativas (Proaf) e de Extensão (Proex), assessorias de Comunicação (Ascom) e Especial de Cultura e Artes (Ascult), editora EdUNEB, Uati, sindicatos dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau da Bahia (Sintest UNEB) e da Associação dos Docentes (Aduneb) da universidade.
As secretarias estaduais da Educação (SEC) e de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e a Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb) também estão apoiando o evento.
Acesse aqui o SGE/UNEB para inscrição
Texto: Toni Vasconcelos/Ascom. Imagem: Divulgação.