Servidores e personalidades que contribuíram para o desenvolvimento e consolidação da UNEB nos territórios baianos foram homenageados na primeira solenidade dos prêmios “UNEB Agradece” e “UNEB Reconhece”.
O evento foi realizado na última quinta-feira (28) no Campus XX da universidade, em Brumado. Foram homenageados servidores e personalidades dos municípios de Brumado, Caetité e Guanambi.
A entrega da premiação contou com a participação da pró-reitora de Ensino de Graduação (Prograd), Gabriela Pimentel, e do pró-reitor de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PGDP), Elias Dourado. Os dois gestores representaram a reitora Adriana Marmori na entrega das honrarias.
“Hoje é um dia especial para a UNEB, pois estamos entregando os prêmios UNEB Agradece e UNEB Reconhece, no território do Sertão Produtivo. Com essa iniciativa, a UNEB celebra seus 40 anos de existência e valoriza as pessoas que fazem parte da sua história. Através dessa homenagem, a UNEB demonstra sua gratidão e respeito pelas relações institucionais que construiu ao longo dos anos. Também destacamos o papel da atual gestão, que busca acolher, ouvir e se aproximar de todas as pessoas que contribuem para o desenvolvimento desta instituição”, destacou a pró-reitora da Prograd, Gabriela Pimentel.
O pró-reitor da PGDP, Elias Dourado, ressaltou que a homenagem é uma forma de reconhecimento para as pessoas que ajudaram a construir o que a UNEB é hoje. “Este é um momento de gratidão e de valorização às pessoas que colaboraram e colaboram para o crescimento da nossa instituição. É uma forma de prestigiar e de fortalecer a nossa universidade, de homenagear as pessoas que fazem esta instituição se espalhar por todo o estado da Bahia, e de consolidar a nossa universidade para o futuro”, disse.
Durante a premiação, foram homenageados o fundador e primeiro reitor da universidade, Edivaldo Boaventura, falecido em 2018, e a docente Joselita Moura Sacramento, que faleceu em 2022, em plena atividade de construção do restaurante universitário, do qual estava responsável.
Colaboração com a transformação social do estado
A honraria tem como objetivo homenagear personalidades civis e políticas, e servidores aposentados da UNEB, que se destacaram, no ano de 2022, pela construção de parcerias e contribuição para a consolidação da UNEB em todos os 27 territórios de identidade baianos, colaborando com a transformação da realidade social do estado.
“Estou muito feliz em ver o Campus de Brumado como o primeiro a fazer essa homenagem. Nosso campus tem feito um trabalho de formação e parcerias muito importante para o território do Sertão Produtivo do estado”, disse a diretora do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) do Campus XX da UNEB, em Brumado, Luciana Cruz, uma das homenageadas.
A diretora do Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus VI, em Caetité, Juliane Amorim, também expressou a alegria de participar da premiação. “Estou muito orgulhosa de fazer parte desse momento histórico da nossa universidade. Esse prêmio mostra que a UNEB é uma instituição democrática, popular e que forma excelentes profissionais no estado”, afirmou a gestora, que também foi condecorada com a honraria.
Também homenageada no evento, a diretora do Departamento de Educação (DEDC) do Campus XII, em Guanambi, Tatiane Marques, destacou o trabalho desenvolvido pela universidade na formação das pessoas ao longo dos seus 40 anos. “A UNEB é uma referência para os trabalhadores que buscam uma formação superior de excelência no nosso território do Sertão Produtivo. Com esse prêmio, queremos homenagear as pessoas que contribuem para essa missão desde o início. A UNEB se fortalece com a participação da comunidade interna e externa, e também com as parcerias institucionais”, afirmou.
A honraria tem como objetivo homenagear personalidades civis e políticas, e servidores aposentados da UNEB, que se destacaram, no ano de 2022, pela construção de parcerias e contribuição para a consolidação da UNEB em todos os 27 territórios de identidade baianos, colaborando com a transformação da realidade social do estado.
A iniciativa, realizada pela Reitoria da universidade, contará com seis cerimônias que acontecerão em diferentes campi da UNEB, de acordo com a distribuição territorial.
Texto: Danilo Cordeiro/Ascom. Fotos: Osvaldo Cruz e Humberto Souza- Campus Brumado