“Pesquisa, Redes de Colaboração e Inovação”. Esse é o tema do X Workshop da Pós-Graduação e do VIII Encontro de Secretários(as) dos Cursos de Pós-Graduação da UNEB, que foi aberto na última terça-feira (8), em Salvador.
Evento realizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação (PPG) da instituição visa apresentar aos coordenadores(as), secretários(as) e docentes dos cursos de pós-graduação as orientações, informações e proposições para o desenvolvimento do trabalho coletivo em seus processos acadêmicos e administrativos, diante do cenário econômico e social em que a Universidade está inserida.
Estiveram presentes na abertura a reitora da instituição, Adriana Marmori, o pró-reitor da PPG, Elizeu Clementino, o gerente de pesquisa da PPG, Anibal Santos Júnior, o diretor de Departamento de Educação (DEDC) do Campus de Paulo Afonso, Vinicius Santos, a coordenadora do Programa de Pós-Graduação de Educação e Diversidade (PPGED), Iris Verena, a secretária acadêmica do Programa de Pós-Graduação (PPGEduC), Sônia Queiroz, e o discente do PPGEduC, Ângelo Dantas.
“Não temos como pensar no fortalecimento da universidade pública sem articular em rede. Nós só percebemos nosso potencial enquanto grupos de pesquisa quando identificamos pesquisadoras e pesquisadores cujas teses e pensamentos podem ser aproximados. Além disso, os saberes construídos fora da universidade podem agregar aos que estamos produzindo. As redes de conhecimento se primam pela necessidade de conciliar saberes para a transformação social. Não se faz universidade pública sem pensar na mudança, na transformação social e na emancipação humana. Defendemos uma ciência potente, como nossos cursos de pós-graduação têm demonstrado, e a força do conhecimento tanto individual quanto coletivo. A potência se dá quando nos unimos. Precisamos sair do isolamento e reconhecer nossa importância, nosso tempo, nosso espaço e nossa produção coletiva”, destacou a reitora da UNEB, Adriana Marmori, em referência ao tema proposto no workshop.
O pró-reitor da PPG, Elizeu Clementino, ressaltou a importância do evento propiciar o início das discussões para criação da Política de Pesquisa e de Pós-Graduação da UNEB. “Teremos diálogos intersetoriais entre as pró-reitorias acadêmicas, a Agência UNEB de Inovação e a Secretaria de Relações Internacionais para discutir a Política de Pesquisa e de Pós-Graduação da universidade. A proposta é iniciar, ainda este ano, diálogos sobre a pesquisa e pós-graduação territorializada, começando pela Região Metropolitana de Salvador e abrangendo todos os programas, centros e núcleos de pesquisa. Nossa meta é que lancemos até junho de 2025 a campanha para criação da Política com a participação de diversos segmentos da universidade”. Detalhou.
A coordenadora do PPGED, Iris Verena, destacou a relevância do workshop como um momento de troca de experiências. “Para nós, coordenadores, é uma grande alegria ver a continuidade deste evento, que sempre proporciona troca de conhecimento, esclarecimento de dúvidas, formação de parcerias e estreitamento de laços com a PPG. Nossa presença aqui é festiva, celebrando a consolidação e institucionalização da pós-graduação na UNEB. Estarmos na 10ª edição do workshop o que mostra a força da nossa pós-graduação”, afirmou a docente.
Em seu discurso, a secretária acadêmica do PPGEduC, Sônia Queiroz, frisou a necessidade da participação dos secretários no encontro. “É muito incentivador estar reunido com secretários acadêmicos dos cursos, os coordenadores e gestores da universidade neste encontro, pois é um espaço que promovem troca de experiências e complementação de ideias com pessoas que lidam com as nuances da pós-graduação de toda a UNEB”, declarou.
Mediado pelo pró-reitor da PPG, Elizeu Clementino, o evento seguiu a programação com a conferência de abertura “Política de Pesquisa e Pós-Graduação: avaliação em debate”, que contou com as participações de Robério Silva, pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da Uesb, Fernanda Galloto, pró-reitora de pesquisa e pós-graduação da Uesc, e de Silvione da Silva, pró-reitora de pesquisa e pós-graduação da Uefs.A atividade também reservou a apresentação artística do Coral Vozes, do Programa da Universidade Aberta à Terceira Idade (Uati) da UNEB.
A programação do workshop segue até esta quinta-feira (10) com conferências, rodas de diálogos, e reuniões dos Fóruns de coordenadores e secretários dos cursos de pós-graduação da UNEB. O evento é transmitido pelo canal da TV UNEB, no YouTube.
Texto: Danilo Cordeiro/Ascom. Fotos: Danilo Oliveira/Ascom