Importantes avanços tiveram as demandas das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) na reunião ocorrida hoje (4) entre o Fórum de Reitoras e Reitores das Ueba e o governador do estado, Jerônimo Rodrigues, na sede da Governadoria, em Salvador.
No encontro, o terceiro deste ano entre as partes, o governador autorizou o envio de projetos de lei à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) com propostas para reajustar os vencimentos do magistério público, reestruturar a remuneração de técnicos e analistas universitários, além de ampliar as vagas de concursos e contratações via Reda (Regime Especial de Direito Administrativo) das universidades, entre outras decisões.
Os projetos de lei incluem reajustes salariais para os docentes, a reestruturação da remuneração nas carreiras de técnicos e analistas universitários e autorizações para concursos e contratações, medidas que atendem demandas históricas das Ueba.
Segundo o governo, os recursos previstos para 2025 contemplam melhorias em infraestrutura, custeio e pessoal, sinalizando os esforços contínuos para expandir e qualificar o ensino superior público no estado.
“Investir nas universidades estaduais é garantir que a educação superior continue a transformar vidas e impulsionar o crescimento da Bahia. Os anúncios de hoje – como os reajustes salariais, a reestruturação de carreiras e a ampliação de vagas – são parte desse compromisso de valorizar a educação e assegurar melhores condições para a formação de qualidade”, afirmou o governador.
A reitora da UNEB, Adriana Marmori, ressaltou a importância do atual momento de diálogo entre o governo e as universidades, que tem se intensificado nos últimos tempos.
“Estamos vivendo um período muito positivo, em que o governo tem mostrado uma disposição genuína para ouvir e compreender as nossas demandas. Além disso, há um esforço claro para implementar ações concretas que atendam às necessidades da comunidade acadêmica“, afirmou a reitora.
Ainda de acordo com a reitora Adriana Marmori, a questão da infraestrutura também foi tema da reunião, “tendo o governador sinalizado para a conclusão das obras em andamento na UNEB“.
“O encontro também deu continuidade ao diálogo para outras pautas da nossa comunidade, a exemplo da oferta de novos cursos, da ampliação da relação da universidade com a educação básica, sobre campos de estágio na saúde e outras áreas. E o governador nos solicitou que as universidades estaduais ampliem a contribuição com as políticas públicas do estado“, acrescentou a reitora.
Novas vagas e contratações
Na reunião entre as Ueba e o governo, a gestão da UNEB também foi autorizada a ampliar a convocação de mais 16 vagas do concurso público docente realizado pela universidade (Edital 034/2022), além de contratar 27 professores substitutos via Reda.
Na avaliação geral da reitora Adriana Marmori, “a reunião foi muito positiva e acredito que estamos avançando para potencializar ainda mais o que desenvolvemos no ensino, na pesquisa, na extensão, na internacionalização e nas ações de permanência estudantil“.
Participaram do encontro com o governador, além da reitora da UNEB, os reitores Amali Mussi, da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e presidente do Fórum de Reitoras e Reitores das Ueba, Luiz Magalhães, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), e Alessandro Fernandes, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).
A reunião contou também com a presença dos titulares das secretarias estaduais de Relações Institucionais (Serin), Jonival Lucas, da Educação (SEC), Rowenna Brito, da Administração (Saeb), Edelvino Góes, da Fazenda (Sefaz), Manoel Vitório, e da Casa Civil, Carlos Melo.
Assista a entrevista da reitora Adriana Marmori (IG)
Texto: Toni Vasconcelos/Ascom, com contribuição da Secom/Gov.BA. Fotos: Thuane Maria/Gov.BA.