A segunda edição do Programa Reitoria em Movimento chegou ao fim com avaliação positiva das comunidades acadêmicas dos campi de Juazeiro e Senhor do Bonfim.
A iniciativa, que contemplou os departamentos de Ciências Humanas (DCH) e de Tecnologias e Ciências Sociais (DTCS) do Campus III, em Juazeiro, e o Departamento de Educação (DEDC) do Campus VII, em Senhor do Bonfim, iniciou atividades no dia 24 de maio e seguiu com extensa programação até o dia 28 do mesmo mês.
O roteiro reservou uma série de ações como reuniões com comunidade interna e externa, plenárias com estudantes, docentes e técnicos administrativos e visita às instalações.
Reitoria em Juazeiro
A reitora da UNEB, Adriana Marmori, comemorou os resultados da visita ao campus de Juazeiro, ressaltando que os objetivos foram alcançados de maneira exitosa.
“Tanto o DTCS quanto o DCH trouxeram a potência dos estudos científicos realizados nos centros de pesquisa, nos programas de pós-graduação. Vimos de perto também a extensão pulsante junto ao território do São Francisco. Saímos daqui com energia renovada para continuarmos a nossa gestão dessa forma: participativa, democrática, inclusiva, com o pé nos campi do interior, ouvindo as demandas e atuando de forma propositiva, resolutiva, buscando sempre o fortalecimento da universidade pública”, destacou a reitora.
Para a vice-reitora, Dayse Lago, a experiência de retornar ao campus no qual estudou é enriquecedora. “Foi uma alegria perceber as mudanças e transformações ocorridas no campus, conquistas de tantas lutas. O Reitoria em Movimento representa as andanças pela nossa multicampia, representa um reforço à importância da presencialidade, da descentralização, do olhar e da escuta sensível”, pontuou a vice-reitora, que foi estudante do curso de Pedagogia ofertado no campus.
Programação interdepartamental
A programação dos dois departamentos de Juazeiro foi desenvolvida de forma conjunta, visando dinamizar as ações e permitir a realização de um maior número de atividades voltadas para os diferentes públicos.
“Essa experiência de aproximação é extraordinária. Nos habituamos, pela distância, a nos comunicarmos por processos, ligações. E ter a equipe de gestão central aqui, in loco, é motivador, nos enche de entusiasmo. Acreditamos muito que, a partir desse encontro, poderemos realizar muitas ações conjuntas, no sentido de fortalecer o campus e a universidade como um todo”, frisou a diretora do DTCS, Gertrudes Macário.
A diretora do DCH, Edonilce Barros, afirmou que o Reitoria em Movimento superou as expectativas do Campus III. “A participação da comunidade interna e externa foi massiva. Todos aceitaram o nosso convite e vieram com suas demandas internas, mas também com as locais, territoriais, com proposições de parcerias. Vimos acontecer o movimento que o programa propõe e fazer parte disso é uma grande alegria”, disse a diretora do DCH.
As plenárias interdepartamentais com estudantes, docentes e técnicos marcaram a passagem do Reitoria em Movimento pelo campus. A comunidade participou ativamente levando demandas levantadas na rotina universitária, apresentando propostas e dialogando sobre a qualidade do ensino e sobre o bem-estar no campus.
“Receber aqui esse programa da universidade nos deixa felizes. Eu acredito nessa forma de gestão porque o modelo centralizado nos deixa órfãos. São quase 500 km de distância. Então, a disposição da reitoria em dar movimento a essa proposta de gestão é algo é fantástico, é a melhor forma de construir a nossa universidade que é tão diversa, tão plural, e que está em cantos tão diferentes da Bahia”, destacou o professor Juracy Marques, do DTCS, em Juazeiro.
De acordo com o técnico administrativo Paulo Moura o Reitoria em Movimento representa uma nova forma de interagir com os segmentos. “Estamos apresentando, olho no olho, questões do nosso campus que estão reprimidas há tempos. Vale dizer que a pandemia nos distanciou ainda mais da gestão central, e que esse movimento proposto e executado pela reitoria faz o caminho da reaproximação, do diálogo”, expressou Paulo.
A programação em Juazeiro reservou ainda visitas ao Centro de Equoterapia do Vale do São Francisco (Cevasf), ao Centro de Agroecologia, Energias Renováveis e Desenvolvimento e Desenvolvimento Territorial (Caerdes) e ao Programa de Pós-graduação em Ecologia Humana (PPGECOH). A equipe fez uma caminhada ecológica pela estrutura do Caerdes, conhecendo as plantações orgânicas e formas de cultivo sustentável.
Diálogo com movimento estudantil
A comitiva da Reitoria esteve também na Residência Universitária do campus e em plenária com os estudantes para um momento de escuta, troca, colaboração.
“É um privilégio imenso poder estar próximos da gestão central da universidade. Não apenas para esclarecermos dúvidas, mas, sobretudo, para pontuar as nossas necessidades. Falamos sobre infraestrutura, transporte, auxílios e fomos ouvidos, orientados e muitos encaminhamentos já foram dados. Acredito que o saldo desse encontro foi bem positivo”, destacou a estudante de Jornalismo em Multimeios, Laila Michele, quilombola e egressa do Programa Universidade para Todos (UPT).
A Assessoria de Comunicação (Ascom) e a TV UNEB, que também integraram a comitiva do Reitoria em Movimento, foram recebidas pela equipe do Núcleo de Produção Audiovisual TV UNEB Juazeiro. Na ocasião, o grupo visitou as instalações do Laboratório e Estúdio de TV e firmou parceria para a oferta de oficinas para profissionais do núcleo e para estudantes do curso de Jornalismo em Multimeios, ofertado no DCH.
Reitoria em Senhor do Bonfim
A estada da comitiva do Reitoria em Movimento em Senhor do Bonfim foi basilar para a resolução de muitas questões apresentadas pela comunidade e para o encaminhamento de outras tantas.
A diretora do DEDC, Suzzana Alice Almeida, frisou a importância desse encontro entre a gestão central da UNEB e a comunidade de Senhor do Bonfim.
“Percebo esse momento como uma oportunidade de falarmos sobre as nossas principais necessidades. Sabemos que universidades públicas sempre possuem muitas demandas e as resoluções acontecem a partir de tensionamentos, de lutas, mas, sobretudo, de afetos, de parcerias, de nos apoiar nessas construções. E essa é perspectiva de diálogo e alinhamento que o Reitoria em Movimento traz para o campus”, afirmou a diretora.
A agenda contou ainda com uma visita à residência universitária da unidade acadêmica. Os estudantes puderam apresentar à gestão central da universidade as principais necessidades das instalações e costuraram alinhamento para encaminhar as ações mais urgentes. O curso de licenciatura em Teatro ofertado pelo DEDC VII, também foi visitado pela comitiva. A estrutura física do espaço onde funciona a graduação foi apresentada e as demandas foram levantadas.
“Encerramos o movimento de gestão da reitoria em Senhor do Bonfim. As discussões foram muito profícuas, todas na mesma direção: de fortalecimento da Universidade do Estado da Bahia. Ficou demarcado também o papel importante dos estudantes que constroem e lutam por seus espaços. Eles apresentaram de forma crítica e dinâmica as demandas que se tem para a permanência estudantil nesse campus. Levamos na mala o compromisso e a responsabilidade de darmos respostas ao campus, sempre pautados pelo trabalho conjunto e colaborativo”, destacou a reitora.
O estudante Edvan Santana, liderança política do movimento estudantil, no Campus VII, durante a plenária com os segmentos, entregou à reitora Adriana Marmori um documento com uma lista de demandas relacionadas ao corpo estudantil da unidade acadêmica.
“O documento foi escrito a muitas mãos, com a colaboração de todas as representações discentes. Poder entregá-lo presencialmente à Reitora foi um alento para nós estudantes. Esse programa, de fato, reduz distâncias e também reduz o sentimento de isolamento e abandono que tínhamos em relação à administração central”, afirmou o discente.
A vice-reitora Dayse Lago, frisou o saldo positivo da estadia da gestão em Senhor do Bonfim. “Escutamos a comunidade, debatemos sobre as diversas questões pontuadas, encontramos alternativas coletivas. Construímos aqui relações de trabalho e importantes articulações institucionais, mas construímos também afetividades que inerentes ao trabalho a todo que é desenvolvido com dedicação e cuidado”.
Roda de conversa e Plenárias
A programação em Senhor do Bonfim reservou uma plenária com todos os segmentos da comunidade acadêmica. Professores, técnicos administrativos e estudantes participaram da atividade trazendo perguntas, ideias e propostas.
“O Reitoria em Movimento é uma oportunidade ímpar de ter essa aproximação entre os técnicos do departamento e a gestão central. Nós vivemos diariamente esse distanciamento físico e com a presença da equipe aqui, além de nos sentirmos parte desse todo que é a UNEB, também podemos planejar as nossas ações juntos e pautados pela realidade de nosso território”, ressaltou a técnica administrativa Aline Constatino.
O professor Pedro Paulo pontou suas impressões sobre o programa: “a presença da reitoria aqui nos mostra que a gestão central da universidade não está tão distante de nós. Ansiávamos por essa escuta sensível sobre quem somos e o que fazemos, e agora vemos isso se estabelecendo aqui, graças ao programa”, comemorou o docente.
Representantes de diversas entidades e instituições de Senhor do Bonfim também estiveram no campus para uma roda de conversa com a reitora, vice-reitora e a equipe de gestão universitária que integrava a comitiva. Os diálogos foram muitos, assim como as parcerias firmadas e as articulações definidas.
O programa – O Reitoria em Movimento tem como objetivo criar canais e espaços de interlocução que ampliem o debate democrático, entre os gestores e a comunidade acadêmica, sobre temas e questões que importam à sociedade, e que trazem desafios tanto localmente quanto em contextos mais amplos, buscando soluções de forma colaborativa.
“O sentimento é de materialização do programa, que busca a escuta, a descentralização, a autonomia. O Reitoria em Movimento consolida a relação entre a administração central e os departamentos na medida em que permite a aproximação com a comunidade acadêmica, não apenas no discurso, mas, sobretudo, nas ações, na presença.”, conclui o assessor chefe da Reitoria, Sérgio são Bernardo.
Fotos: Wânia Dias/Ascom e Ícaro Rebouças/Ascom