A Reitoria da UNEB instalou a Comissão de Articulação para o Processo Estatuinte na universidade, que foi constituída pelo Conselho Universitário (Consu) em recente sessão.
O ato de instalação, coordenado pela reitora Adriana Marmori, foi realizado na tarde de ontem (25) na sala de reuniões da Reitoria, no Campus I, em Salvador, com webconferência para participantes remotos.
Conheça aqui os membros da Comissão (Resolução Consu)
Colocando a administração central da universidade à disposição da comissão para o que for necessário ao desenvolvimento dos trabalhos, a reitora salientou que “a Estatuinte pode ser entendida como a organização de todos os documentos legais que vão regular a existência da instituição e que, portanto, devem trazer a visão de futuro da universidade”.
“Cada membro dessa comissão é responsável institucionalmente pela liderança desse processo de construção interna, que vai selecionar os documentos que permanecerão e os que serão modificados, em um amplo debate democrático com a comunidade acadêmica e externa”, disse Adriana Marmori, destacando que “essa comissão foi pensada pelos Conselhos Superiores (Consu e Consepe) para também mobilizar os estudantes, os técnicos, os docentes, os gestores, os nossos parceiros, a sociedade, no sentido de compor múltiplos espaços de escuta e diálogo”.
Na avaliação da reitora, “somos uma instituição com 40 anos de existência, que cresceu e se diversificou muito, em todo o estado; e nosso Estatuto precisa ser atualizado para acompanhar esses avanços”.
“Estamos honrando aqui um compromisso da nossa gestão, de propiciar as condições para o desenvolvimento do processo estatuinte na universidade. Desejamos todo o êxito ao trabalho dessa comissão”, assinalou a vice-reitora Dayse Lago.
Após a leitura do termo de instalação da comissão pelo chefe de Gabinete da Reitoria, Pedro Daniel, membros da comissão se pronunciaram:
“Uma honra fazer parte deste momento. Penso que é como fazer uma revisão da ‘carta magna’ de um país – no caso, da nossa universidade –, porque o Estatuto é o documento mais fundante da instituição. Temos que mobilizar toda a nossa comunidade para que a participação seja ampla.”
Vinicius Santos, representante titular do Consu.
“A cada dia esta universidade me traz conhecimento, e participar desse processo tão importante é uma grande oportunidade. Como egressa desta casa, depois docente e atualmente em cargo de gestão, sinto-me muito grata.”
Érica Macêdo, representante suplente do Consu.
“Integrar essa comissão é motivo de orgulho para mim, representando os estudantes. Esse processo estatuinte tem que ser com muita democracia, muita participação, com o esforço de todos e todas.”
Eduardo Guerra, representante titular do Diretório Central dos Estudantes (DCE).
“Quero parabenizar a gestão universitária pela iniciativa de institucionalizar essa comissão e por se empenhar na retomada do processo estatuinte. Nossa universidade decidiu fazer a revisão do seu Estatuto, principal documento da instituição, com a ampla participação de sua comunidade, abrangendo todos os campi, com etapas locais, territoriais e culminando com o Congresso Estatuinte. Tenho certeza no acerto dessa decisão.”
Lídia Boaventura, representante titular da administração central.
“Um prazer imenso fazer parte da história da UNEB, integrando essa comissão. Vamos construir um Estatuto também para as futuras gerações. Ao final, teremos a consciência de que fizemos o melhor para que a universidade continue trilhando o sucesso pelos próximos 40 anos.”
Kleber Pereira, representante titular do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau do Estado (Sintest/UNEB).
“Muito orgulho de participar dessa comissão. O nosso principal desafio é não apenas construir um arcabouço jurídico atualizado, mas, por meio dele, otimizar ao máximo os objetivos, a missão e os princípios da UNEB.”
Leonardo Baumert, representante suplente da administração central.
Texto: Toni Vasconcelos/Ascom. Fotos: Danilo Oliveira/Ascom.