
Com objetivo de comemorar o Dia Internacional do Grafite, a UNEB promoveu, na última quinta-feira (27), intervenção artística em um muro interno do Campus I da Universidade, no bairro do Cabula, em Salvador.

A iniciativa foi realizada pela Assessoria Especial de Cultura e Artes (Ascult) da Universidade, em parceria com o artista visual Denissena e o Coletivo Plugad@s.
A comunidade acadêmica e externa da instituição teve oportunidade de acompanhar todo o processo realizado pelos diversos artistas do coletivo ao imprimir a sua arte no muro da UNEB.
“Esse é mais um momento especial será celebrado em prol do fortalecimento da arte grafite produzida por artistas visuais e interventores urbanos independentes, cujo o objetivo maior é celebrar e ocupar artisticamente a universidade.”, destacou Denissena.
Já é o terceiro ano consecutivo que essa ação é realizada. Em 2023, o muro externo da instituição recebeu uma arte em homenagem aos 40 anos da Universidade. Já em 2024, foram pintadas placas distribuídas pela área verde do campus I, compondo uma galeria em grafite a céu aberto.
Manifestação artística
O Grafite é uma manifestação artística surgida nos anos 1970, a partir das periferias urbanas. A expressão tem como principal característica evidenciar críticas sociais através de suas obras . É uma linguagem artística que faz parte da cultura popular do hip hop e traduz as vivências da rua por meio da tinta em spray.
A data de celebração internacional é uma homenagem a um dos principais precursores da arte urbana no Brasil, o etíope Alex Vallauri, que faleceu em 27 de março de 1987.
Texto e fotos: Comunicação Ascult, com edição da Ascom















