A UNEB, em parceria com a Associação Universidade em Rede (UniRede), reuniu pesquisadores e estudantes para discutir proposições tecnológicas e alternativas para o acesso à educação no Brasil.
Entre os dias 19 e 21 deste mês, foram promovidos em Salvador o IV PromovEAD e o 2º Colóquio de Difusão do Conhecimento, Educação, Tecnologia e Modelagens Sociais.
“Temos que pensar na educação enquanto prática social, e promovermos reflexões sobre a sua qualidade. Em um segundo momento, devemos pensar sobre as modalidades, até porque o hibridismo ou a combinação delas têm se tornando natural nesse contexto de desenvolvimento da educação em rede”, avaliou o presidente da UniRede, Alexandre Martins.
Ao apresentar semelhante perspectiva, o professor da UNEB Marcus Tulio registrou que a realização de eventos como estes é importante para a construção do pensamento que “envolve as variadas instâncias que pensam a educação, como uma ação com itinerâncias formativas”.
Dentre os desafios para a consolidação da identidade da Educação a Distância no Brasil, o pesquisador Marcelo Marques, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), destacou a necessidade da promoção do engajamento através da Comunicação.
“Engajar é um desafio, principalmente, se tratando da promoção da EaD. Entretanto, as estratégias de Comunicação na EaD tornam possível a construção do público para o que nós fazemos”, salientou Marcelo.
Os recursos tecnológicos foram debatidos não apenas para a oferta de modalidades educacionais, mas também como importantes instrumentos para a qualificação do ensino-aprendizado.
“Por meio da realidade virtual é possível simular tanto situações do mundo real, quanto do abstrato. E também permitir um contato prático com esses conceitos e conteúdos de uma forma virtual”, ressaltou o pesquisador Romero Tori, da Universidade de São Paulo (USP).
Ainda segundo ele, o recurso pode também ser utilizado na educação convencional, já que as atuais perspectivas sinalizam para uma convergência entre o presencial e o virtual, para a educação híbrida ou “educação sem distância”, como preferiu chamar.
Para a professora da UNEB Fátima Hanaque, os eventos a auxiliaram na busca por novas alternativas para o ambiente virtual da aprendizagem (AVA), o que a deve orientar para promoção de maior atratividade para participação discente.
A Unidade Acadêmica de Educação a Distância (Unead) da UNEB foi responsável pela realização do IV PromovEAD. Já o colóquio, foi liderado pelo Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologias, Difusão do Conhecimento e Modelagens de Sistemas Sociais (DCETM), vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu Mestrado Profissional Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC), também da universidade.
Ambos eventos contaram com a parceria da UniRede e as programações foram prestigiadas por gestores da instituição, por professores e estudantes da UNEB e de outras instituições de educação Superior (IES).
Fotos: Hércules Andrade/DCETM