Salvador: UNEB oferta elaboração gratuita da declaração do Imposto de Renda à população

Professores e estudantes do curso de Ciências Contábeis do Campus I da UNEB, em Salvador, vão prestar orientações e ofertar auxílio à população soteropolitana para a elaboração da Declaração de Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF) 2023.

O projeto vai realizar atendimentos gratuitos de 24 a 28 de abril e entre os dias 2 e 6 de maio, sempre no turno matutino, impreterivelmente das 7h às 12h, por ordem de chegada no Laboratório de Informática do Departamento de Ciências Humanas (DCH) da unidade.

Para ser beneficiado, o cidadão interessado deve apresentar os comprovantes de rendimento, residência e despesas médicas e educacionais, além dos documentos de comprovação de dependentes, como Registro Geral (RG) e Certidão de Nascimento.

“Já realizamos essa ação há alguns anos. Após suspensão no período da pandemia, agora retornamos. Além de permitir aos nossos discentes uma prática formativa importante, percebemos que essa atividade fortalece a integração com a população, que passa a conhecer melhor a estrutura da UNEB e a diversidade de ofertas à comunidade”, destaca o professor Vicente Brandão, coordenador do projeto do DIRPF, que conta ainda com a supervisão do docente Carlos Henrique de Macedo.

Minicurso Declaração 2023

O projeto vai promover também, na próxima quinta-feira (20), às 19h, por mediação tecnológica via Microsoft Teams, um minicurso especialmente voltado para os interessados em detalhes do processo de preenchimento da declaração do Imposto de Renda 2023.

A atividade, gratuita, aberta ao público e preferencialmente voltada aos professores, estudantes e técnicos da universidade, oferta 200 vagas e segue com inscrições abertas por meio de formulário eletrônico.

O minicurso irá apresentar os processos para a declaração simplificada ou completa ou simplificada. Os participantes terão a oportunidade de simulação comentada do preenchimento de declaração básica no programa da Receita Federal.

Os cidadãos (pessoas físicas), residentes no Brasil, que no ano-calendário (ano anterior ao da entrega da declaração) se enquadraram em uma das situações registradas pelo órgão estão legalmente obrigadas a enviar, até o dia 31 de maio, a Declaração de Imposto de Renda.

Mais informações: e-mail vfilho@uneb.br.