A UNEB, em parceria com a Rede Brasileira dos Povos Ciganos (RBPC-Bahia), vai realizar a primeira caminhada em comemoração ao Dia Nacional dos Povos Ciganos, a ser realizada em 24 de maio, às 7h30, na área interna do Campus I da universidade, em Salvador.
O evento, gratuito e aberto ao público, visa o reconhecimento à contribuição da etnia cigana na formação da identidade cultural brasileira.
“Nossa missão é desmistificar os estereótipos que prejudicam e ferem um povo rico em cultura, que precisa se libertar desses estigmas negativos e se integrar plenamente na sociedade que ajudou a formar e desenvolver. O povo cigano está no Brasil desde a época da colonização e contribuiu para o crescimento material e cultural do nosso país”, afirma Ely Macedo, coordenadora da RBPC no estado da Bahia.
Os participantes irão distribuir panfletos informativos sobre os povos ciganos e sobre o Dia Nacional. Haverá apresentação da bandeira cigana, execução solene do hino dos Povos Ciganos e da dança cigana, além de uma homenagem à Santa Sara Kali, padroeira dos povos ciganos
Também será utilizado o espaço e estruturas já destinadas à Feira Agroecológica da UNEB, para a realização de exposição de artigos, comercialização de produtos e oficina de dança cigana.
O evento tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e do Programa Universidade Aberta à Terceira Idade (Uati) da UNEB.
Dia Nacional dos Povos Ciganos – É celebrado em 24 de maio. A data foi escolhida porque é dedicada à Santa Sara Kali, padroeira dos povos ciganos.
O objetivo do dia é reconhecer a contribuição da etnia cigana na formação da identidade cultural brasileira e dar maior visibilidade aos povos ciganos que compõem a população brasileira.