O projeto de extensão de podcasts ‘Vozes Diamantinas’, produzido por alunos do curso de Jornalismo do Campus XXIII da UNEB, em Seabra, será veiculado na Rádio UFS FM, emissora da Universidade Federal de Sergipe (UFS), a partir do dia 30 de agosto.
Os podcasts serão veiculados na programação jornalística da emissora universitária e vão apresentar ao público de Sergipe o que se produz em universidades baianas. A iniciativa busca valorizar um saber que não é amplamente divulgado na mídia sobre os saberes populares da Chapada Diamantina, região muito rica em tradições no estado da Bahia.
“A UNEB, por ser multicampi, está presente em quase toda a Bahia e nós, que estamos produzindo conhecimento na Chapada Diamantina, temos que valorizar o que se produz aqui. É uma grande honra poder mostrar tanta riqueza junto com os futuros profissionais de jornalismo da região. Expandir esse conhecimento para Sergipe, através da Rádio UFS, nos enche de orgulho”, destaca a coordenadora do projeto, Juliana Almeida.
Será a primeira vez que a emissora da Rádio UFS veiculará material produzido por universidades da Bahia. “Nossa missão na Rádio UFS também é ser plural e dar visibilidade ao que outras universidades produzem em conteúdo para rádio. Veicular o Vozes Diamantinas aqui será também uma forma de enriquecer nossa programação e conhecer outras culturas”, disse o diretor de Jornalismo da rádio, Josafá Neto.
O projeto ‘Vozes Diamantinas’ está produzindo 20 podcasts sobre diferentes temas relacionados à Chapada Diamantina que é muito conhecida por suas belezas naturais, mas há muito mais o que ser mostrado e valorizado, além de explorar as potencialidades da linguagem sonora. Os podcasts são produzidos pelos alunos de Jornalismo Ana Novaes, Ana Paula Oliveira, Bores Júnior, Lucas Assunção e Taciere Santana.
“Minha experiência no projeto de extensão “Vozes Diamantinas” está sendo maravilhosa, pois, estou melhorando os meus conhecimentos sobre a linguagem sonora e também aprendendo com cada matéria realizada. O nosso projeto se consolida como marco significativo da expansão do ensino para fora do espaço físico da universidade. No nosso caso, essa ampliação se dar através das ondas sonoras do podcast, onde partilhamos a cultura e os saberes populares do território de identidade da Chapada Diamantina”, ressalta o discente de Jornalismo, Bores Júnior.
O primeiro podcast veiculado será sobre o Jarê, uma religião típica da Chapada Diamantina e sua criação se inicia com o povoamento da região. Tem um pouco da religião de matriz africana, espírita, católica e cultos indígenas. O Jarê se constituiu de fé em devoção aos caboclos, os encantados e os orixás. Há episódios também sobre medicina da floresta, pinturas rupestres, sobre o Morro do Pai Inácio, as manifestações folclóricas como o Boi de Mariá e a mística das tribos indígenas da região.
Texto: Curso de Jornalismo – Campus Seabra, com edição da Ascom