Em ação de boas-vindas à comunidade acadêmica para o início do semestre letivo 2024.1, a UNEB nesta semana está promovendo a Semana de Integração com uma extensa programação em diferentes campi do interior. O primeiro dia de atividades foi realizado na tarde de ontem (4), no Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus IX, em Barreiras.
Os estudantes foram recepcionados por uma mesa institucional composta pela reitora Adriana Marmori, diretora do Departamento de Ciências Humanas (DCH) da unidade, Simone Coité, coordenadora da Agência UNEB de Inovação (AUI), Suely Messeder, representantes dos segmentos da comunidade acadêmica Giovanna Sena (discentes), Rosa Maria Furtado (docentes) e Carlos Antônio Brito (servidores técnicos).
“A proposta foi trazer outra metodologia para a Semana de Integração. Considerando a multicampia da UNEB, deslocamos as mesas que sempre ocorreram na administração central em Salvador para os campi do interior que se tornam o ponto central de transmissão da programação, potencializando assim a participação da comunidade universitária. Desejamos boas-vindas aos estudantes da nossa instituição!”, ressaltou a reitora Adriana Marmori.
A vice-coordenadora do Diretório Central de Estudantes (DCE) na UNEB, Giovanna Sena, destacou a importância da aula inaugural para os discentes. “É fundamental termos eventos como esse onde somos acolhidos, integrados de verdade, se sentindo parte da universidade. São eventos extracurriculures de extrema importância, que podem enriquecer a nossa jornada acadêmica”, disse a discente.
O deslocamento do eixo da programação da Semana de Integração foi bem recebido pela comunidade acadêmica. “É uma iniciativa que nós, do Campus de Barreiras, acolhemos com muito carinho. Momento importante para a nossa instituição, de agregar, integrar e, acima de tudo, discutir a importância dos saberes com nossos estudantes, docentes e técnicos”, declarou Simone Coité, diretora do DCH do Campus de Barreiras.
Aula magna sobre Ciência e Saberes tradicionais
Na abertura das atividades, a comunidade universitária teve a oportunidade de acompanhar a aula magna “A Ciência e os Saberes Tradicionais: a universidade pública e a produção do conhecimento”, que foi proferida por Elizeu Clementino, docente e secretario Especial de Relações Interinstitucionais (Serint) da universidade.
A partir da apresentação do lugar social da UNEB, o palestrante traçou uma trilha de conhecimento abordando os conceitos de saberes tradicionais, de relação com o saber e de Ciência e Produção do Conhecimento: “É uma aula de boas-vindas que convida os discentes a pensarem sobre o protagonismo deles na universidade a partir da relação da instituição com a produção do conhecimento em diálogo com os saberes tradicionais”, explicou Elizeu Clementino.
O evento contou ainda com a presença do secretário Estadual de Ciência Tecnologia e Inovação (Secti), André Joazeiro, que ressaltou: “A universidade traz esperança de vida para os estudantes, sendo portadora do futuro e de conhecimento”, frisou.
Também participaram do evento o prefeito do município de Santana, Marcos Cardoso, e a diretora do Núcleo Territorial de Educação (NTE) de Barreiras, Izolda Maia.
Programação Multicampi – As atividades acadêmicas da Semana de Interação 2024.1 seguem nos dias 5 e 7 de março nos campi de Santo Antônio de Jesus, Paulo Afonso e Jacobina, respectivamente. Estão previstas mesas institucionais que serão seguidas de mesas temáticas contemplando relatos estudantis sobre pesquisa, extensão e pós-graduação; diálogos sobre gestão da inovação na UNEB; e políticas públicas na universidade.
Todas as atividades da Semana de Integração estão sendo transmitidas ao vivo pelo canal da TV UNEB, no YouTube.
Confira programação completa da Semana de Integração 2024.1
Texto: Leandro Pessoa/Ascom. Fotos: Danilo Oliveira/Ascom