Semana de integração marca abertura do curso de Engenharia de Aquicultura no Campus de Valença

O Departamento de Educação (DEDC) do Campus XV da UNEB, em Valença, realizou na última terça-feira (27), na unidade, a Semana de Integração “Embarque: Porto de Saberes Acadêmicos e Tradicionais/ Engenharia de Aquicultura Campus XV”.

O evento marcou a abertura do primeiro curso de Engenharia de Aquicultura do estado da Bahia, convênio firmado em parceria entre UNEB e a Bahia Pesca. O novo curso é destinado para os povos e comunidades tradicionais do Baixo Sul da Bahia, na modalidade de alternância.

O objetivo do curso é construir conhecimento e práticas universitárias prioritariamente para os povos e com os povos, majoritariamente negros e negras, que vivem das águas e da produção agrícola.

Participaram do evento, a diretora do DEDC do Campus XV, Angélica Lopes, a pró-reitora de Extensão (Proex) da UNEB, Rosane Vieira, o coordenador de Projetos Estratégicos da Secretaria da Educação (SEC), Marcius Gomes, o presidente da Bahia Pesca, Alexandre Sapucaia e a coordenadora do curso de Engenharia de Aquicultura, Rosa Amélia Lorenzo.

“É uma honra participar desse momento histórico para a UNEB e todo o Território do Baixo Sul, trazendo um curso em um formato totalmente diferente e voltado para os povos das águas, que historicamente fazem parte da cultura e da construção do nosso Território de Identidade”, ressaltou a diretora do DEDC do Campus XV, Angélica Lopes.

O evento ainda contou com a presença de representantes de movimentos sociais e organizações da sociedade civil. Na programação o público prestigiou apresentação do grupo de dança.

A implantação do curso na unidade contou com apoio de instituições públicas, movimentos sociais, organizações da sociedade civil, sindicatos dos trabalhadores rurais, fórum da educação quilombola e da educação do campo.

*Com informações e fotos de Beatriz Rocha – Núcleo de Comunicação do Campus XV/Valença