O Departamento de Educação (DEDC) do Campus XI da UNEB, em Serrinha, realizou, entre os dias 26 de fevereiro e 3 de março, a II Semana de Integração das Categorias Universitárias 2018.1.
A iniciativa contou com o tema “Resistir é criar, resistir é transformar: Rumo ao Fórum Social Mundial (FSM)” e reuniu gestores, professores, técnicos-administrativos, estudantes e representantes de diversos segmentos da sociedade civil organizada.
Destaque para a participação da professora Rosana Rodrigues, coordenadora das ações da UNEB no FSM, e para a consolidação da agenda do Território de Identidade do Sisal para o fórum, resultado de discussões em grupos de trabalho.
Com participação popular, foi produzida uma carta da universidade e das representações para a iniciativa, visando interiorizá-la e proporcionar debates e reflexões para a população do município e de regiões vizinhas.
A programação da semana reservou atividades do Ciclo de Debates Contemporâneos – Sem Conversa Fiada!, com a participação dos pesquisadores Roberto Sidnei Macedo (Ufba), sobre o tema “Universidade, criação de saberes e diferença”, e Gerinaldo da Silva (Ufrb), acerca da “Economia popular solidária: inclusão social, fortalecimento comunitário, desenvolvimento e geração de renda”.
Também estiveram em pauta temáticas como o protagonismo feminino; o enfrentamento à violência contra as mulheres; depressão e suicídio nas instituições de educação superior; redimensionamento curricular dos cursos de graduação; curricularização da extensão; e humanização nas organizações.
A semana contou ainda com o lançamento do livro “Orquídea Negra”, de autoria do professor Roberto Sidnei Macedo. O romance tem como protagonista uma estudantes universitária negra, filha de trabalhadores rurais e quilombolas da Chapada Diamantina.
A programação da II Semana de Integração das Categorias Universitárias 2018.1 foi encerrada com a realização de atividades esportivas para os novos discentes do departamento.
*Com informações de Juliana Melo/Campus XI (Serrinha)