Com o intuito de promover espaços de debate e reflexão sobre as políticas públicas e de permanência estudantil, o Departamento de Educação (DEDC) do Campus XI da UNEB, em Serrinha, promoveu, entre os dias 21 a 23 de novembro, o IX Seminário do Núcleo de Pesquisa e Extensão (Nupe), na unidade.
O evento contou com o tema “Ensino, Pesquisa e Extensão na Universidade Pública no contexto da reestruturação neoliberal” e buscou mobilizar os diversos segmentos da comunidade acadêmica para socializar e discutir os resultados das pesquisas e ações extensionistas realizadas no DEDC e no Território do Sisal.
“Um seminário como este faz com que a universidade tenha dimensão da importância de garantir a sua autonomia de pensamento e financeira”, destacou o professor Valney Dias Rigonato, da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob).
O pesquisador participou da mesa-redonda “As Políticas de Ataque às Universidades Públicas e seus rebatimentos socioterriotariais”, ladeado pelos docentes Marco Antonio Mitidiero Junior e Tiago Rodrigues Santos, das Universidades Federais da Paraíba (UFPB) e do Recôncavo da Bahia (UFRB), respectivamente.
A pró-reitora de Assistência Estudantil da UNEB, Elivânia Reis, prestigiou as atividades do evento e participou da mesa-redonda “Impactos das Políticas Neoliberais na Extensão Universitária, na Assistência Estudantil e nas Ações Afirmativas”.
O seminário reservou ainda em sua programação conferências, sessões de intercâmbio entre os cursos de graduação do departamento, apresentações artísticas e o II Colóquio de Combate ao Suicídio.
Fotos: Kenned Firmino/Nucom – Campus XI