O Departamento de Educação (DEDC) do Campus VII da UNEB, em Senhor do Bonfim, vai promover um momento formativo com tema “Morbidades Prevalentes na População Negra”, nesta quinta-feira (30), às 14h, no auditório da unidade.
A iniciativa, que será ministrada pela professora Queuam Oliveira, é idealizada pelo componente curricular “Vigilância em Saúde II” do Curso de Enfermagem do campus.
“O mês de novembro vai muito além de um período de afirmação histórica sobre a luta por direitos da população negra, reforça ações contra o racismo e qualquer forma de opressão, pois todos os dias se fazem necessários para refletir sobre a vulnerabilidade da população negra e os agravos em saúde. Perceber as dimensões da repercussão histórica com produção de danos irreparáveis, com significância hereditária e social, nos exige alerta diário para a construção social, educativa, econômica e de saúde, além de tornar-se necessário fortalecer a translação do conhecimento, trazendo os serviços e a comunidade para a universidade, bem como contribuindo com a universidade para a comunidade”, destaca a docente.
Os interessados em participar devem solicitar inscrição no Sistema Gerenciador de Eventos (SGE) da universidade. O público envolvido da atividade são enfermeiras da Atenção Primária à Saúde, estudantes da graduação em enfermagem e cursos afins para a saúde e educação com os principais problemas de saúde enfrentados pela população negra do Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru.
A programação do evento conta com discussões sobre “Política nacional de saúde integral da população negra: morbidades que mais afetam a população negra, com ênfase em Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e Diabetes Mellitus (DM)”; “Doença Falciforme na população negra e suas repercussões”; “Morbidades Prevalentes na População Negra”.
A iniciativa conta com apoio da Secretaria estadual da Saúde (Sesab), Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim e da Secretaria de Saúde do município.