Sr. do Bonfim: UNEB recebe egresso pesquisador que lidera equipe de desenvolvimento de vacinas (USP)

O Departamento de Educação (DEDC) do Campus VII da UNEB, em Senhor do Bonfim, vai receber, nos dias 21 e 22 de setembro, o pesquisador Gustavo Cabral de Miranda, líder da equipe que desenvolve vacinas no Departamento de Imunologia da Universidade de São Paulo (USP).

Egresso do curso de Ciências Biológicas do DEDC, o cientista vai participar de encontros com diferentes públicos nas duas datas. Essas são ações do projeto “UNEB: a Universidade de toda Bahia – de portas abertas – por uma Universidade socialmente relevante”.

No primeiro dia, às 9h30, Gustavo vai conversar com professores e estudantes do Ensino Médio do município. Durante a tarde, ele terá encontro com a comunidade acadêmica do campus e de outras instituições de ensino superior, com o tema “A importância da universidade pública e do desenvolvimento da ciência em um projeto de nação: contextos e perspectivas“.

No dia 22, o pesquisador vai dialogar com gestores e profissionais da saúde sobre a temática “Covid-19 e outras doenças emergentes e reemergentes: contexto atual e perspectivas da vacinação no Brasil”.

Pesquisa sobre vacinas

Após concluir a graduação na UNEB, em Senhor do Bonfim, Gustavo alçou novos voos para se tornar um pesquisador de reconhecimento nacional e internacional. Conquistou o título de mestre em Imunologia pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e de doutor pela Universidade de São Paulo (USP).

O cientista realizou também estágios de pós-doutorado nas Universidades de Oxford, na Inglaterra, e de Berna, na Suíça. Nesse período, pesquisou sobre a produção de vacinas utilizando VLPs (virus-like particles) e diagnósticos avançados com a tecnologia de biossensores.

O pesquisador voltou ao Brasil para desenvolver estudos para as vacinas contra Streptococcus Pyogenes (bactérias causadoras da febre reumática e da cardiopatia reumática crônica) e Chikungunya, utilizando VLPs. Com o avanço das contaminações por Covid-19, as ações de pesquisa foram adaptadas para a busca pelo desenvolvimento da vacina contra o novo Coronavírus.

Atualmente, ele integra a Equipe Halo, projeto que envolve dezenas de profissionais ao redor do mundo que trabalham com a pesquisa de imunizantes. O grupo conta com o apoio do Verificado, iniciativa global da Organização das Nações Unidas (ONU) na promoção de informações confiáveis sobre a pandemia e no combate à desinformação.

Informações: DEDC/Campus VII – e-mail nacdedc7@uneb.br.