Tecnologia e Inovação: UNEB participa do Bahia Connect entre 10 e 12 de abril, no Centro de Convenções Salvador

Destacar a tecnologia e a inovação como pilares do desenvolvimento profissional. Esse é o objetivo do Bahia Connect, evento realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em parceria com a UNEB, que será realizado entre os dias 10 e 12 de abril, no Centro de Convenções Salvador, na capital baiana.

A programação é totalmente gratuita e traz palestras, oficinas práticas, experiências imersivas e oportunidades de networking, criando um ambiente propício para conexões e troca de conhecimentos. Os(as) interessados(as) em participar devem realizar inscrição no site do evento.

O público terá ainda experiências inovadoras nas áreas de beleza, marketing, saúde, gastronomia, gestão, turismo, ESG e moda. Também estão previstas mais de 50 palestras, atividades culturais de entretenimento e mais de dez espaços temáticos à disposição de empreendedores do segmento, empresas, entusiastas, pesquisadores, professores e comunidade acadêmica estudantil.

Segundo a reitora da UNEB, Adriana Marmori, a presença da universidade em eventos como o Bahia Connect, é essencial para manter a instituição conectada com as transformações do mundo contemporâneo.

“É nesse espaço de trocas e descobertas que nossos estudantes, professores e pesquisadores têm a chance de mostrar seu talento e o potencial transformador do conhecimento que aqui se constrói.  Destaco o papel fundamental dos nossos laboratórios, grupos de pesquisa, startups incubadas e projetos de extensão, que têm levado o nome da universidade com excelência e criatividade por todo o mundo. Cada apresentação, cada solução desenvolvida, cada conversa iniciada nesses eventos, fortalece nosso compromisso com uma educação pública, inclusiva e inovadora”, afirma a reitora.

De acordo com a organização do evento, a expectativa é que a iniciativa atraia mais de 10 mil pessoas, durante os três dias de atividades.

“A participação da UNEB em um evento grandioso como o Bahia Connect, enquanto parceira institucional, tem como objetivo disseminar práticas inovadoras realizadas por nossos professores e estudantes, estimulando os jovens de toda a Bahia a fazerem parte dessa jornada formativa e transformadora que consolida nossa UNEB como Universidade Pública, Gratuita e Inclusiva, presente em todos os Territórios de Identidade de nosso Estado”, frisa Simone Coité, pró-reitora de Ensino de Graduação em exercício (Prograd) da UNEB.

A diretora regional do Senac Bahia, Ana Rita Andrade, destaca a importância da realização do evento no estado. “O projeto Bahia Connect está alinhado ao planejamento estratégico do Senac em todo o Brasil, que busca fortalecer e atualizar áreas essenciais para o setor produtivo e oportunidade de apresentar uma nova perspectiva para a educação profissional, com três dias de programação gratuita e acessível para toda a população baiana”.

UNEB no Bahia Connect

A UNEB participará de todos os dias da programação do Bahia Connect.

No Espaço Tecnologia, os estudantes e professores do Centro de Pesquisa em Arquitetura de Computadores, Sistemas Inteligentes e Robótica (Acso) irão apresentar games e o robô de serviços, Bill, que irá interagir diretamente com o público.

No Espaço Saúde, a equipe do projeto de extensão Reabilitação Vestibular na Fonoaudiologia apresentará ferramentas tecnológicas utilizadas para a reabilitação de pessoas com tontura.

Ainda na área da saúde, o Núcleo de Pesquisa e Extensão em Audição e Doenças Sistêmicas (NADS) realizará atividades com a utilização de otoscópio digital, apresentação de ferramenta para instrução sobre cuidados auditivos e distribuição de folders informativos sobre cuidados auditivos para crianças e adolescentes, com ênfase no uso de fones, saúde auditiva no idoso e doenças sistêmicas que levam a prejuízos auditivos.

A programação da UNEB no evento reserva ainda a apresentação e dois podcasts: o “Papo Comprimido”, conduzido pelos estudantes da Residência Multiprofissional em Saúde e do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva (Mepisco), do Departamento de Ciências da Vida (DCV), com o propósito de divulgar informações, de modo acessível, sobre o uso de medicamentos.

E o “Vivendo com Diabetes”, iniciativa também do Mestrado em Saúde Coletiva (Mepisco), que traz perguntas e respostas sobre a vivência com diabetes e as formas de cuidado ofertadas na Atenção Primária de Saúde (APS).

Nesse espaço será ofertada gratuitamente a “Cartilha do usuário com diabetes acompanhado pelos profissionais da APS”.

Informações: site – www.bahiaconnect.com.br

Com informações do site Bahia Connect e edição da Ascom