TOP 10: Premiação reconhece UNEB entre principais instituições em ações que visam objetivos do desenvolvimento sustentável

A iniciativa contemplou instituições com ações para a implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil

A UNEB, por meio do Centro de Referência de Desenvolvimento e Humanidade (CRDH), conquistou destaque no Prêmio Estratégias ODS 2022. A iniciativa contemplou instituições com ações para a implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil.

A cerimônia de premiação foi realizada em Brasília, no último dia 7 de junho. As ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação social do CRDH foram avaliadas por um júri nacional com mais de 40 integrantes, e figura entre as 40 principais boas práticas no Brasil. 

O centro colocou a UNEB entre as 10 instituições de Ensino Superior (IES) do país melhor avaliadas pelo prêmio, uma concessão da Plataforma Estratégia ODS. A premiação reúne, além de ações da academia, iniciativas de empresas, do poder público e da sociedade civil organizada.  

Foram avaliadas ações do Centro de Referência de Desenvolvimento e Humanidade na pandemia

O prêmio avaliou atividades realizadas em 2020 e 2021, com especial enfoque para os trabalhos realizados durante o período de Pandemia. Mesmo com as condições de confinamento social, o CRDH conseguiu desenvolver um conjunto de iniciativas envolvendo a pesquisa, extensão, ensino de graduação e pós-graduação e inovação social.  

Em Juazeiro, por exemplo os objetivos do desenvolvimento sustentável foram levados à empresas, assentamentos de reforma agrária e associações de produtores rurais. Na cidade de Camaçari, os estudantes de direito não só tiveram aulas sobre o tema, como elaboraram projetos de intervenção e material didático para o trabalho nessa perspectiva.  

Pesquisas revelam que 49% da população brasileira afirma ainda desconhecer a Agenda 2030/17 ODS e apenas 1% avalia saber muito sobre o assunto. “É por isso que o trabalho continua e o objetivo é envolver outros centros e órgãos da universidade. Temos oito anos de muito trabalho pela frente para cumprir com a Agenda 2030 dentro da instituição”, explica o professor José Cláudio Rocha, coordenador do CRDH e da Agência de Inovação da UNEB.

Texto: Leandro Pessoa/Ascom
Imagens: Divulgação