UEBA socializam experiências sobre implantação do internato (medicina)

x

Evento reuniu coordenadores dos cursos de Medicina das quatro universidade estaduais baianas

A UNEB, por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Prograd), realizou o Seminário de Educação Médica na última sexta-feira (29), no Campus I da universidade, em Salvador.

O evento abordou a implementação do Estágio Curricular em regime de internato na universidade e contou a participação de coordenadores dos cursos de Medicina das quatro Universidades Estaduais da Bahia (Ueba).

A Pró-Reitora de Graduação da UNEB, Káthia Marise Sales, destacou a importância de conhecer a experiência de outras universidades para fundamentar a implantação do Estágio Curricular na universidade.

“Esse é um momento de compartilhamento de vivências, que são de suma importância não só para o amadurecimento e consolidação do curso na UNEB, mas também para o fortalecimento de uma rede de cooperação e parceria entre as instituições”, destacou a pró-reitora.

O evento contou com a participação dos coordenadores dos cursos de Medicina das quatro universidades estaduais baianas: Maria Esther Prates (Uesb); Marcelo Peixoto e Antônio César de Oliveira (Uefs); Mércia Margotto (Uesc) e Hermila Guedes (UNEB).

“Esse diálogo entre as UEBA é de fundamental importância não só para a UNEB, que está em processo de consolidação do curso, mas para todas as estaduais. Compartilhando acertos e erros, nos fortalecemos e, por consequência, fortalecemos a educação médica na Bahia”, salientou o coordenador do curso de Medicina (Uefs), Marcelo Peixoto.

O estudante do oitavo semestre do curso de Medicina da UNEB Willian Oliveira assistiu as discussões e destacou a importância do Estágio Curricular para a sua formação acadêmica.

“A formação profissional não se desenvolve apenas com teoria em sala de aula. É preciso vivenciar a prática da profissão. Só assim estaremos preparados para o mercado de trabalho, que está cada dia mais competitivo e exigente”, frisou o discente.

Avanços e investimentos

A UNEB vem empenhando esforços para qualificar e consolidar o curso de Medicina.

Em março deste ano foi instituída uma comissão especial para elaboração do regulamento do internato curricular com representações da Prograd, de docentes e discentes do DCV. O documento deve ser apreciado pelo Conselho Universitário (Consu) da universidade em junho.

De acordo com Káthia Marise, a expectativa é que os estudantes do oitavo semestre do curso iniciem o internato no semestre letivo 2016.1.Nesta sexta-feira (6), serão nomeados seis professores substitutos, exclusivos para o curso de medicina, para as áreas de Clínica Cirúrgica, Saúde da Família, Pediatria, Clínica Médica/Dermatologia e Medicina Legal.

Sobre infraestrutura, o projeto do laboratório de habilidades específicas ficou pronto em janeiro de 2016, após dois anos de discussões técnicas da área de Saúde, e agora estão sendo elaborados os projetos de engenharia da parte específica de elétrica, hidrossanitária, gases, além de mobiliário e segurança. O projeto será licitado com prioridade máxima e já foi previsto no orçamento de 2016.

Também está sendo discutida no Departamento de Ciências da Vida a definição do projeto da Policlínica, que irá consolidar novos espaços teórico-práticos. Depois de conduzida a discussão, serão definidos os projetos de engenharia.

  • Confira mais fotos no Flickr.

Fotos: Cindi Rios/Ascom

Deixe uma Resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *
Você pode usar estes HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>