O reitor da UNEB, José Bites, e o vice-reitor, Marcelo Ávila, participaram de reunião, durante na última terça-feira (22), com a equipe da Realiza Construções Ltda., empresa responsável pela conclusão das obras do Restaurante Universitário (RU) do Campus I da instituição, em Salvador.
O encontro teve como pauta a assinatura do contrato e o início do planejamento para os trabalhos. Também estiveram presentes, o pró-reitor de Infraestrutura (Proinfra), Fausto Guimarães, acompanhado por integrantes de sua equipe, e a presidente da Comissão Eleitoral e Gestora do Diretório Central de Estudantes (DCE) da UNEB, Cajuh Almeida.
“Entendemos que a conclusão da obra é do interesse de todos. O Governo do Estado autorizou que encaminhássemos a licitação e concluíssemos a obra. Então, sentamos com a empresa para acordar o bom andamento do processo. Isso significa dizer que vamos avançar para a consolidação do restaurante e de uma política alimentar para os estudantes do campus, visando a qualificação da permanência”, destacou o reitor, José Bites.
A representante estudantil ressaltou que a demanda do RU está entre as pautas recorrentes do movimento discente, e que já foram realizadas várias mobilizações motivadas pelo tema.
“Uma universidade como a UNEB, que tem um sistema de cotas e recebe muitos estudantes que estão em situação de vulnerabilidade, necessita oferecer condições alimentares para a sua comunidade. Tivemos o início da construção, que precisou ser parada. Então, para nós, é uma grande vitória conseguir chegar em 2019 com a assinatura do contrato para a efetivação do RU”, ressaltou Cajuh.
De acordo com o pró-reitor de Infraestrutura, o contrato prevê a conclusão da obra em 540 dias, após a formalização do contrato. A expectativa é que o equipamento oferte 2 mil refeições por dia e funcione nos três turnos.
“Imediatamente após esta agenda, já nos reuniremos com a equipe da empresa para apresentação de necessidades e demandas, técnicas e administrativas, para a realização da obra. O restaurante é um projeto prioritário, e a conclusão dele representará um marco para a UNEB”, explicou o gestor.
O contrato foi publicado na edição de ontem (23) do Diário Oficial do Estado (DOE-BA). Após a assinatura, é iniciado o período para mobilização de equipe, canteiro de obras e documentação por parte da empresa, para logo após dar prosseguimento aos trabalhos no local.