A UNEB e instituições de ensino superior (IES) do Vale do São Francisco firmaram Convênio de Mobilidade Estudantil Inter IES. O documento garante a mobilidade acadêmica de estudantes de graduação.
A cerimônia para a assinatura do novo termo de cooperação técnica aconteceu na tarde de ontem (28), no campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro.
Além da UNEB e Univasf, participam a Universidade de Pernambuco (UPE), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF-SertãoPE) e a Autarquia Educacional do Vale do São Francisco, mantenedora da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Aevsf/Facape).
O documento trata de uma renovação da pactuação que foi iniciada a partir do convênio consolidado entre as IES por meio do Termo de Cooperação Técnica firmado em 2015, visando proporcionar aos seus alunos a realização de estudos em Instituições de Ensino Superior diferentes daquelas em que estão regularmente matriculados em cursos de graduação.
Reitora da UNEB, professora Adriana Marmori destacou que o convênio é firmado em um momento de superação da pandemia, no qual as instituições devem proporcionar e fortalecer outras oportunidades para os estudos.
A gestora sinalizou ainda que, nesta nova fase do convênio, existe a necessidade de um monitoramento ainda mais sistemático da vida do estudante em mobilidade, sobretudo, para diagnóstico sobre os acréscimos ao seu processo formativo.
“As universidades estão em diferentes territórios e esse convênio permite que os nossos estudantes transitem entre elas, dialogando com diferentes culturas e currículos, com outras rotinas acadêmicas. Construindo as suas experiências no ensino superior em diálogo com a diversidade e a pluralidade promovida por essas importantes parceiras”, reforçou a reitora.
O vice-reitor da Univasf, professor Roberto Jeferson do Nascimento, ressaltou que com esse ato estão, mais uma vez, estreitando importantes laços: “A mobilidade estudantil possibilita novos horizontes aos estudantes e isso deve impactar fortemente na sua formação. Parcerias como essa são sempre profícuas”.
Sobre a consolidação da proposta, a reitora do IF-Sertão, professora Maria Leopoldina Camelo, salientou que a celebração de uma nova assinatura aponta para o reconhecimento do êxito nas ações desenvolvidas entre as instituições.
“Seguimos criando oportunidades para os nossos estudantes, contribuindo não só para a formação instrucional, mas, também para uma formação cidadã, mais completa”, frisou a gestora.
Durante o encontro, as IES reforçaram que a mobilidade promove a troca de saberes e experiências entre discentes e docentes. Reitora da UPE, professora Maria do Socorro Cavalcanti afirmou que quando o graduando vai para outra instituição e retorna, ele traz algo que renova as práticas e fortalece os processos de ensino-aprendizagem.
A presidente da AEVSF/Facape, Larissa Soeiro, avaliou que o convênio garante o fomento à troca de informações e saberes dos alunos com as academias de ensino, e ratificou que esse movimento acrescenta também experiências para o corpo docente.
Nos próximos meses, serão divulgados os editais para os processos seletivos para a participação de discentes das instituições signatárias desse Convênio de Mobilidade Estudantil Inter IES.
Texto: Ianne Lima/Nucom DTCS-III
Fotos: André Amorim/ Nucom DTCS-III