Neste 1º de junho, a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) celebra 41 anos de sua institucionalização, com trajetória marcada por muitas histórias, desafios e conquistas em prol de uma Educação Superior pública, gratuita, democrática e inclusiva.
A UNEB já nasceu multicampi, a partir da integração de diversas instituições que funcionavam em seis municípios baianos. Hoje, a universidade possui 27 campi distribuídos em 27 cidades do estado.
Com as atividades presenciais associadas à Educação a Distância (EaD), nas dimensões do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, a UNEB segue transformando vidas em todos os territórios de identidade do estado.
Maior instituição de ensino superior da Bahia, a instituição acolhe cerca de 27 mil estudantes em cursos de graduação e 5.331 na pós-graduação. Conta com 46 cursos de graduação, na modalidade presencial, e mais 14 EaD. Na pós-graduação, a universidade dispõe de 29 programas, disponibilizados em 34 cursos de mestrado e doutorado.
Em seu quadro de 1.656 servidores técnico-administrativos e 2.181 docentes, a UNEB materializa o seu compromisso com as comunidades interna e externas e a excelência acadêmica e na pesquisa. São profissionais que se dedicam diariamente a criar um ambiente de aprendizado dinâmico e inclusivo, refletindo a diversidade e a riqueza cultural da Bahia.
A UNEB desenvolve também importantes pesquisas em todas as regiões em que atua. São projetos que trazem a marca da diversidade de saberes, da inclusão e, portanto, de vanguarda acadêmica, que já conquista premiações e reconhecimento nacional e internacional.
O corpo discente da instituição é estimulado em projetos de pesquisa e extensão, nas ações estruturadas de intercâmbio e com a possibilidade de participação em eventos e em publicações acadêmicas institucionais, nas quais são compartilhadas as experiências universitárias. A universidade oferta ainda programas de iniciação à docência ou científica e a concessão de bolsas permanência estudantil e/ou de monitoria.
A UNEB está presente em quase todos os 417 municípios baianos, por meio de programas e ações extensionistas em convênio com organizações públicas e privadas, que beneficiam milhões de cidadãos baianos.
São iniciativas que atuam na preparação para o ENEM e para os vestibulares, a exemplo do Universidade para Todos (UPT), na alfabetização e capacitação de jovens e adultos em situação de risco social, educação em assentamentos da reforma agrária e em comunidades indígenas e quilombolas, projetos de inclusão e valorização voltados para pessoas com deficiência, terceira idade e da comunidade LGBTQIAPN+.
Através da ciência, a Universidade reafirma o seu compromisso de continuar trilhando o caminho da excelência acadêmica em respeito à sua missão social, contribuindo, assim, para o desenvolvimento socioeducacional e econômico da Bahia e do país.
“Hoje celebramos 41 anos da nossa instituição, a Universidade do Estado da Bahia. Agradecemos a todos que vieram antes de nós e contribuíram para consolidar o que somos hoje. Parabenizamos a comunidade acadêmica, incluindo nossos estudantes, técnicos e docentes, que sustentam nossa universidade, tornando a instituição respeitada, capilarizada em todos os territórios de identidade, em suas cidades, com suas culturas, com suas matizes, respeitando os fazeres da população. É essa UNEB que nos enche de orgulho por sermos parte dela. Enfrentamos desafios, mas com a luta e a garra do nosso povo diverso e plural, avançamos na produção da ciência e contribuímos para uma sociedade mais justa e com melhores condições de vida para a população baiana”, ressalta a reitora da UNEB, Adriana Marmori.
Para celebrar os 41 anos de história, a UNEB lança a sua nova identidade visual com destaque para a rica diversidade cultural, natural e econômica dos territórios da Bahia, ressaltando a importância do interior como peça-chave da identidade baiana.
Os elementos representados na arte reafirmam o compromisso da instituição com a valorização dos recursos naturais e culturais que sustentam as comunidades da universidade.
Neste aniversário, a UNEB celebra a diversidade, relembra os desafios superados e brinda às conquistas que a motivam buscar uma educação superior cada vez mais acessível, inclusiva e de qualidade para todos.
Viva o nosso povo, os nossos saberes, a nossa ciência!
UNEB: há 41 Anos, a Universidade de Toda a Bahia!