Nesta quinta-feira (1º), a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) vai completar 40 anos de muitas histórias, desafios e conquistas. Cada passo dado nessa trajetória é fruto de luta coletiva por uma educação superior pública, gratuita, democrática e inclusiva.
Para celebrar a data, a UNEB preparou uma extensa programação, gratuita e aberta a toda a comunidade, nos campi da capital e do interior, com eventos solenes, feira de serviços, além do São João beneficente.
“Vamos comemorar quatro décadas de histórias e conquistas da UNEB para a produção científica e para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da Bahia. Somos a maior instituição pública de ensino superior do estado, presente em todas as regiões. Vamos juntas e juntos celebrar a potência desta universidade múltipla, diversa e que preza pelo respeito à sociedade baiana”, destacou a reitora Adriana Marmori.
A vice-reitora Dayse Lago ressaltou que a celebração do aniversário da universidade é uma comemoração também do fortalecimento da educação superior no estado. “A UNEB é uma instituição consagrada à produção da ciência em prol do desenvolvimento de pessoas e dos territórios baianos. Vamos celebrar 40 anos desta universidade que atua na defesa e na consolidação do ensino superior público, gratuito, inclusivo e de qualidade“.
Veja a seguir a programação para o dia 1º de junho no campus I da universidade, em Salvador.
Manhã – A programação iniciará com a Reunião do Conselho Estadual de Educação (CEE-BA), que terá como pauta o Recredenciamento da universidade após o processo de avaliação externa. A iniciativa acontecerá às 9h, no Teatro UNEB, no Campus I da universidade, em Salvador.
Em seguida, às 10h30, no mesmo local, será realizado o Evento Solene em Comemoração aos 40 anos. A celebração reunirá toda a comunidade acadêmica da universidade e as suas representações indígenas, quilombolas, LGBTQIA+, movimento negro, além de autoridades, políticos, lideranças da sociedade civil, representantes dos movimentos sociais populares e parceiros institucionais.
A iniciativa reserva ainda a participação dos indígenas Kariri-Xocó, que farão uma apresentação de Toré, e também da Banda Escola Olodum.
Tarde – A partir das 14h, a Câmara Municipal de Salvador promoverá sessão solene em homenagem aos 40 anos da universidade. Estarão presentes no evento gestores, docentes, servidores técnicos e estudantes da instituição, além de autoridades, lideranças da sociedade civil e parceiros institucionais. A homenagem foi requerida pelo vereador Augusto Vasconcelos.
Acompanhe toda a programação no @oficialuneb no Facebook, Instagram e Twitter.