A comunidade acadêmica do Campus II da UNEB, em Alagoinhas, vai contar com melhores condições para ampliar e potencializar as suas ações de ensino, pesquisa e extensão.
Isso porque a universidade deve incorporar a área de uma colônia da extinta Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (Ebda), no município, ao seu patrimônio.
A conquista é fruto de termo de cessão, firmado em articulação com as Secretarias da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) e da Administração do Estado da Bahia (Saeb).
O documento prevê o livre direito de uso dos espaços, sem ônus para a universidade, pelo prazo de 10 anos, com possibilidade de renovação.
Para o local, já existem projetos dos departamentos do Campus II para implantação de novos equipamentos.
Há ainda a possibilidade de consolidação de parcerias com outras instituições públicas para o uso compartilhado das novas estruturas.
A universidade aguarda apenas a publicação do termo de cessão, no Diário Oficial do Estado da Bahia (DOE-BA), para a consolidação dos novos espaços e equipamentos.
Espaço Jequitaia
Em articulação com as Secretarias da Educação (SEC) e da Administração do Estado da Bahia (Saeb), a UNEB vai garantir a ampliação de 4.761 m² da área de sua sede no Espaço Jequitaia, no bairro da Calçada, em Salvador.
Assim, a universidade vai incorporar um estacionamento, que ficará à disposição dos servidores da instituição e do Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE-BA). Parte do terreno será cedida ao Corpo de Bombeiros Militares do Estado da Bahia (CBMBA).
A aquisição do equipamento visa qualificar o acesso, a permanência e a segurança nas instalações da universidade, assim como promover melhorias para a qualidade de vida no trabalho dos servidores.
A universidade aguarda também a publicação do termo de cessão, no Diário Oficial do Estado da Bahia (DOE-BA), para a consolidação dos novos espaços.
Imagem (Home): Arte de Anderson Freire/Ascom