UNEB constitui comissão para revisão da metodologia para operacionalização da Estatuinte

Reitora instalou hoje (13) os trabalhos da comissão especial, que terá 30 dias para a realização dos seus trabalhos

Em reunião na manhã de hoje (13), na Reitoria da UNEB, no Campus I, em Salvador, e por videochamada, foram instalados os trabalhos da comissão especial que irá revisar a Resolução do Conselho Universitário (Consu) Nº 1.369/2019, que aprova a metodologia para a operacionalização da Estatuinte da universidade.

A instalação foi realizada pela reitora da instituição, Adriana Marmori, e contou com a participação da vice-reitora, Dayse Lago, e do chefe de gabinete da Reitoria, Pedro Daniel Souza.

“O Estatuto de uma universidade é o principal documento, a base que regulamenta, estrutura e organiza a instituição. O novo Estatuto, a exemplo dos outros documentos que elaboramos, como o PDI, o Projeto de Gestão, deverá ser construído de forma colaborativa, democrática e participativa. Nosso objetivo é que o texto do Estatuto dialogue com a nossa atual realidade e, neste processo, a participação da comunidade acadêmica é fundamental,estudantes, técnicos e docentes, como também da comunidade externa. A expectativa é enviarmos ao Consu um documento na direção da universidade que queremos”, destacou a professora Adriana Marmori.

Segundo a vice-reitora, Dayse Lago, a alteração da Estatuinte é fruto de reivindicações da comunidade unebiana e do compromisso firmado por esta gestão da UNEB. “Este é um momento simbólico e histórico, em que começamos a repensar a universidade. A Estatuinte precisa traduzir a nossa realidade e as nossas necessidades, deve ser construída através de uma escuta qualificada e participativa”.

Durante a reunião, foi também apresentada a equipe que compõe a comissão especial, que terá 30 dias para a apresentação de propostas para a metodologia. São membros titulares da comissão, as representantes da Equipe Central de Gestão Universitária (ECGU), Lídia Boaventura; do Fórum de Diretores de Departamento, Érica Macêdo; dos estudantes, Eduardo Guerra; dos servidores técnico-administrativos, Salvador Filho; e dos docentes, Ronalda Barreto.

Encontro contou com participação de membros da comissão por videochamada

Nós estamos com a oportunidade de discutir essa estrutura capilar que a UNEB representa em nosso estado, através do estatuto, e exercer a autonomia da universidade com seus instrumentos gerenciais e de estrutura organizacional”, salientou Lídia Boaventura.

Para a diretora do Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET) do Campus II, em Alagoinhas, Érica Macêdo, a participação da comunidade acadêmica vai conferir relevância à construção do texto da Estatuinte. “É preciso o convencimento de cada estudante, técnico e docente, de cada membro da comunidade externa, para participar desse momento e para contribuir com as suas opiniões para o bem maior da nossa instituição“.

Representando os técnicos-administrativos, Salvador Filho, registrou que é uma “honra participar desta comissão e deste momento histórico. Estamos aqui dispostos para construir um documento que represente a nossa identidade e a alma da nossa universidade“.

Segundo a representante dos docentes, Ronalda Barreto, a formação da comissão representa a condução de um “momento importante para se pensar profundamente a estrutura e o funcionamento da nossa universidade“.

Representante dos estudantes, Eduardo Guerra participou por mediação tecnológica, e afirmou que, a partir da Estatuinte, será oportunizada a discussão “com precisão e profundidade da estrutura da nossa instituição, através de um processo participativo, democrático, e que fortalece a nossa universidade”.

Alem dos membros titulares, a comissão ainda é composta pelos suplentes: Clovis Santos (docente), Kleber da Silva (servidor técnico-administrativo), Maria Carolina da Silva (estudante), Magno das Mercês (docente), e João Rocha (Equipe Central de Gestão Universitária – ECGU).

Texto e fotos: Danilo Cordeiro/Ascom