UNEB disponibiliza novos serviços de atendimento aos servidores técnicos e docentes  

Os servidores dos quadros técnico e docente da UNEB contam, a partir deste mês de agosto, com dois novos serviços de atendimento direto e individualizado.

Disponibilizados pela equipe da Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PGDP) da universidade, o Agende Aqui – Sistema de Agendamento Virtual e o Balcão de Atendimento Virtual objetivam ampliar as opções de atendimento ao servidor unebiano, uma demanda antiga das categorias de técnicos e professores.

“Essa era uma reinvindicação que sempre surgia em nossas conversas com as servidoras e servidores, técnicos e docentes, especialmente nos campi e unidades do interior, que tinham maior dificuldade de um contato direto”, destacou a reitora Adriana Marmori.

Comemorando a ótima receptividade que os novos serviços já estão obtendo entre os servidores, a reitora avalia que a iniciativa é mais uma conquista coletiva da gestão e da comunidade no sentido da valorização da servidora e do servidor.

Concordando com a avaliação, a pró-reitora  Rosângela Matos (PGDP) afirma que “todas as ações estão sendo bem acolhidas pelos nossos servidores, tanto o técnico como o docente”.

“Vale ressaltar que foram propostas oriundas do nosso corpo técnico da PGDP, apresentadas por servidoras. Podemos dizer que o Agendamento Virtual e o Balcão de Atendimento já são consideradas propostas exitosas”, reitera Rosângela.

Meta é ampliar mais 

Gerenciado pela Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas (Codep) da PGDP, o Agende Aqui – Sistema de Agendamento Virtual disponibiliza dias e horários na semana, para o servidor escolher e agendar seu atendimento pessoal, que são largamente divulgados nas listas de e-mails institucionais e redes sociais da universidade, em cards contendo o link do agendamento.

Segundo a coordenadora Larissa Bittencourt (Codep), o servidor escolhe o assunto, o dia e o horário que melhor lhe convêm. “No momento agendado, é feita uma chamada pela plataforma Microsoft Teams e a conexão é estabelecida, independentemente do local onde as pessoas estejam. A nossa equipe fica disponível para esclarecer todas as dúvidas, até aquelas que se referem a assuntos diferentes do que foi escolhido no momento do agendamento”, conta.

“Os servidores que já foram atendidos estão muito satisfeitos. Esperamos que esse formato cresça para abranger cada vez mais os servidores que desejam interação. Desse modo, o atendimento ao servidor se torna mais próximo, principalmente daqueles que estão no interior e não possuem acesso ou conhecimento de todas as informações relacionadas às ações de desenvolvimento de pessoas”, acrescenta Larissa.   

Outrossim, o Balcão de Atendimento Virtual tem o objetivo de aproximar a gestão  dos servidores técnicos e docentes, atendendo a multicampia da universidade. Organizado pela Coordenação de Gestão de Carreiras (Cogec) da PGDP, o serviço também é disponibilizado pela plataforma Teams e está sempre disponível às quintas-feiras, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

“Nossa equipe, no dia e horário informados no card de divulgação, fica de plantão em uma sala do Teams, cujo acesso será pelo link indicado. O servidor interessado, ao clicar no link, é direcionado à recepção do serviço. Lá faremos uma triagem e, dependendo do assunto a tratar, o servidor é encaminhado para outra sala virtual, na qual terá atendimento individual“, explica a coordenadora Milena Miranda (Cogec).

Inicialmente, os assuntos concernentes à Codep e à Cogec, como cursos e capacitação, promoção e progressão na carreira, estão sendo os mais pautados pelos técnicos e docentes que procuram os serviços. Porém, outros setores da PGDP também estão prontos para prestar atendimento sobre questões diversas, a exemplo de aposentadoria, incentivos, pagamentos, entre outras.

Texto: Toni Vasconcelos/Ascom