UNEB é destaque em congresso internacional, na Espanha, sobre Escolarização Aberta

A vice-reitora, professora Dayse Lago, representou a UNEB no evento internacional. Fotos: Divulgação.

A UNEB e escolas das redes pública estadual e municipal baianas de 13 municípios baianos foram premiadas pela excelência no desenvolvimento do projeto europeu Connect, durante a Conferência Internacional Connect sobre Escolarização Aberta (Connect Internacional Conference on Open Schooling). O evento aconteceu nos dias 6 e 7 de julho, em Barcelona, na Espanha.

A iniciativa é financiada por intermédio do Programa de Pesquisa e Inovação Horizonte 2020 da União Europeia, no âmbito do Ciência com e para a sociedade, através de um consórcio que envolvem países como o Reino Unido, Grécia, Dinamarca, Espanha, Romênia, Portugal e Brasil.

A participação da UNEB no projeto Connect é fruto deste consórcio, que abarca dez instituições de pesquisa para o desenvolvimento, no plano internacional, de pesquisas sobre uma abordagem de ensino de ciências chamada Escolarização Aberta.

Vice-reitora Dayse Lago (dir.) ao lado de Alexandra Okada, coordenadora geral do Connect.

“Nossa participação no Connect proporciona articulação entre a universidade, a educação básica e a sociedade, além de estimular a curiosidade científica e a construção do espírito investigativo sobre as questões ambientais e áreas afins”, afirmou Dayse Lago, vice-reitora da UNEB

Na Bahia, o Connect foi desenvolvido através de parceria entre os departamentos de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) dos campi de Irecê e Camaçari. Participaram escolas dos municípios de Irecê, Lapão, Presidente Dutra, Camaçari, Araci, Candeias, Senhor do Bonfim, Pojuca, Valente, Mata de São João, Jussara, Catu e São Francisco do Conde.

“Com este estudo foi possível perceber que as experiências pedagógicas, a partir da Escolarização Aberta, possibilitaram a construção de processos formativos diferenciados e comprometidos com os fins transformadores, sendo capazes de romper barreiras e contribuir com a inclusão educativa, social, política e científica de forma significativa, inovadora e relevante à realidade dos estudantes”, pontuou a diretora do Campus de Irecê, Ana Karine Rocha.

Sônia Pinto, professora do campus de Camaçari e coordenadora do Connect no Brasil, destacou que “a presença da UNEB no consórcio coloca a universidade na vanguarda das políticas educacionais dos centros mais avançados do mundo e cria perspectivas de continuidade dessas ações, em virtude da identificação com as escolas públicas e com os seus diversos mecanismos de transformação, com foco no protagonismo estudantil e na formação para a cidadania responsável”.

Participaram autoridades internacionais, brasileiras e baianas, além de renomados profissionais e pesquisadores mundiais

Participaram do evento autoridades internacionais, brasileiras e baianas, além de renomados profissionais e pesquisadores de todo o mundo para se envolver em uma troca crítica de conhecimento e debate decorrente das mais recentes inovações em torno da prática educacional da Escolarização Aberta.

O Connect é um projeto que destaca a Escolarização Aberta, uma metodologia que enfatiza o conhecimento científico na formação do cidadão, a partir das áreas da ciência, pesquisa e inovação, para promover a qualidade de vida e o bem-estar da sociedade, articulada com o desenvolvimento de experiências pedagógicas inovadoras, interativas, integradas e inclusivas.